sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Encontro de Mulheres do SINTUFF

Fotos: Jesiel Araujo
O SINTUFF promoveu no último dia 31/10 o II Encontro de Mulheres do SINTUFF. Compuseram a mesa de palestras Izabel Firmino, Coordenadora do SINTUFF, Leila Guidorene, do Programa SOS Mulher - HUAP, e Alzira Trindade, Coordenadora do SINTUFRJ.
Izabel trouxe dados importantes sobre a luta das mulheres no mundo através da história, sobre a opressão que o capitalismo exerce sobre as mulheres em todas as camadas e classes sociais. Ressaltou a importante participação nas manifestações que tiveram seu estopim nas Jornadas de Junho onde 57% dos manifestantes eram mulheres. (Clique aqui para assistir ao vídeo feito pelo SINTUFF sobre esse assunto)
Leila falou sobre sua experiência no Programa SOS Mulher no HUAP. Relatou vários casos para exemplificar as diversas formas de agressão a mulher. De forma bem humorada, trouxe enriquecimento às presentes encorajando-as a denunciar toda forma de opressão.
Alzira explanou centralmente sobre sua experiência recente quando fora agredida por um colega de coordenação dentro do SINTUFRJ. Ela falou das dificuldades que ainda se tem para denunciar uma agressão contra a mulher. Denunciou que, apesar três homens terem presenciado a agressão sofrida por ela, estes não se prontificaram a testemunhar. Existem ainda pessoas querendo abafar a situação e alguns que apóiam a atitude deplorável.
Depois das palestras muitas mulheres tiraram dúvidas e compartilharam experiências vividas por elas e outras que elas acompanharam. Logo após as intervenções, houve um sorteio de livros doados pela palestrante Leila.  Em seguida, um coffee break despediu as companheiras saíram fortalecidas de mais um importante encontro.
Na mesa, da esquerda para direita: Izabel, Sandra Helena (Coordenadora do SINTUFF), Leila e Alzira

Nenhum comentário: