segunda-feira, 17 de junho de 2013

Primavera Brasileira ocupa as ruas em todo país

Protesto no Rio / Foto: Zulmair Rocha
Alguma coisa está acontecendo no Brasil que a muito tempo não se tinha notícia. Uma mobilização popular de milhares de pessoas pelo país que começou com protestos em Porto Alegre contra o aumento da tarifa dos transportes público. O se repetiu em Goiânia onde, semelhante a Porto Alegre, a força da luta conseguiu fazer recuar o aumento. Movidos pelo espírito dessas mobilizações, novos atos se espalharam por outras grandes metrópoles como Rio e São Paulo, que tiveram manifestações de até 15 mil pessoas. Desde então as passeatas se repetiram diversas vezes ganhando novas adesões pelo Brasil e pelo mundo.
Berlim (Alemanha), Dublin (Irlanda), Montreal (Canadá), Nova York (EUA)... essas são apenas algumas das dezenas cidade pelo mundo onde aconteceram atos pacíficos em apoio às mobilizações no Brasil. A unificação do povo começa a ser tecido a revelia da dura repressão coercitiva do poder militar. Exemplo da truculência policial pôde ser registrada com espanto pela imprensa de Rio e São Paulo. Vários jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas foram deliberadamente agredidos mesmo quando se identificaram à Polícia. Em São Paulo uma jornalista quase perdeu a visão de um dos olhos que fora atingido por uma bala de borracha.
Violência desmedida
No mais recente ato ocorrido no Rio durante o jogo no Maracanã entre México e Itália pela Copa das Confederações, a Polícia mais uma vez assustou a opinião pública com sua truculência absurda. Após forçar os manifestantes para dentro da Quinta da Boa Vista trancaram os portões e jogaram bombas de efeito moral pra dentro do parque. Lugar comum de lazer carioca principalmente nos finais de semana, a Quinta da Boa Vista estava cheia de famílias com seus filhos pequenos que viveram momentos de terror proporcionado pela Polícia Militar.
Cada vez mais pessoas aderem ao movimento, já existem comentários pelas redes sociais de que este é o maior movimento da juventude desde o "Fora Collor". Outros estão chamando essa onda de mobilizações de "Primavera Brasileira". Não importa qual nome essa grande conscientização receba, o importante é que o povo está acordando e as lutas estão se intensificando. Hoje haverá um ato no Rio às 17h, quinta-feira já está marcado novo ato. Nas outras cidades do Rio, como São Gonçalo e Duque de Caxias, já tem atos marcados, os lutadores de São Paulo não recuam, na Bahia o povo já está se organizando, Tóquio, Turim, Lisboa, Londres... Não tem mais como parar! O sindicato estará presente em todos os atos possíveis dando apoio e somando-se a esta luta!!!
O SINTUFF estará presente hoje no ato no Rio, a partir das 17h. Concentração em frente as Barcas está marcada para 16:10. 

Nenhum comentário: