terça-feira, 27 de junho de 2017

28 de junho: Dia Internacional do Orgulho LGBT


O Dia Internacional do Orgulho LGBT é celebrado em 28/6. A data faz alusão ao episódio que ficou conhecido como Stonewall Inn, nome de um bar frequentado por grupos da comunidade lésbica, gay, bissexual, transexual e travesti (LGBT) de Nova Iorque e que na noite de 28 de junho de 1969 teve seus frequentadores presos pela polícia, levando a vários dias de protestos pela cidade norte-americana. Este movimento é realizado em várias partes do mundo e tem o objetivo de dar maior visibilidade a luta pelos direitos dos LGBTs.
Umas das pautas fundamentais do movimento é o combate à violência. Segundo dados do programa Rio Sem Homofobia, do governo do estado, nos últimos dois anos, 732 gays, lésbicas, travestis e transexuais procuraram atendimento no Centro de Cidadania LGBT Leste, que funciona no Ingá e atende vítimas de violência de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá. O número total no período traduz a alarmante média de um caso registrado por dia. O Centro de Cidadania LGBT Leste, atingido pela crise do estado, está sem recursos desde meados do ano passado, pelo qual o atendimento às vítimas atualmente está precarizado.
 O combate à violência contra LGBTs também esbarra na falta de tipificação penal — como já ocorre hoje com condutas racistas. Está situação é inadmissível, visto eu diariamente LGBTS são vítimas sem que os agressores sejam verdadeiramente punidos.
Neste dia do Orgulho LGBT é necessário exigir aos governos verbas e um programa efetivo de combate à violência LGBT! Que os agressores tenham penas mais duras, que existam medidas protetivas e que desde a escola se implemente um plano de combate à LGBTfobia!

Nenhum comentário: