sexta-feira, 31 de março de 2017

Acidente em laboratório deixa servidora gravemente ferida na Faculdade de Veterinária

Um grave acidente ocorreu no laboratório de controle físico-químico de alimentos da Faculdade de Veterinária da UFF, na tarde de 29/3. Durante o exercício da função, a servidora Cristina Marçal Lima Silveira, auxiliar em laboratório, foi atingida por ácidos e estilhaços de vidros, devido a uma explosão dentro do laboratório. A servidora teve grande parte do corpo atingido, teve que ser encaminhada ao Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) e, em seguida, ao Hospital Icaraí.
Coordenadores do SINTUFF compareceram ao hospital, mas não tiveram contato direto com a servidora, apenas com seu marido e funcionários da Faculdade de Veterinária, que testemunharam o ocorrido.
O departamento jurídico do sindicato já solicitou formalmente à UFF explicações sobre a política de segurança para o referido laboratório. O SINTUFF exigirá imediata assistência e vistoria em todos os laboratórios, que atualmente não contam com segurança apropriada para os trabalhadores.
Da mesma forma, o sindicato cobrará a falta de assistência por parte da instituição neste caso. Durante a visita no Hospital Icaraí, a chefe do laboratório, Eliane Teixeira Marsico, informou ao sindicato que a servidora deveria ser transferida para outra unidade hospitalar, visto que o Hospital Icaraí não assumiria o tratamento por carecer de setor especializado para este tipo de caso. Não foi esclarecido porque o HUAP não assumiu o atendimento da servidora. Cristina acabou sendo internada em um hospital em Laranjeiras.
Todos os trabalhadores lotados em laboratórios devem procurar o SINTUFF para que seja feito um levantamento sobre os riscos do ambiente de trabalho dos mesmos. Assim será possível reforçar a cobrança para que a reitoria tome as providencias de segurança necessárias para o desenvolvimento seguro do trabalho dos servidores.

Nenhum comentário: