terça-feira, 13 de setembro de 2016

Plenária da FASUBRA aprova jornada de lutas pelo Fora Temer e rumo à Greve Geral

Nos dias 09, 10 e 11 de setembro, a FASUBRA realizou sua forte plenária. Após ricos debates, a categoria saiu fortalecida encaminhando a maioria das resoluções de forma consensual apontando enfrentar governo Temer, combater os diversos PL´s que retiram direitos dos trabalhadores e defender as 30h para todos. O SINTUFF participou com uma delegação de seis companheiros.
No primeiro dia se desenvolveu o debate específico sobre a jornada de 30h. SINTUFF se destacou apontando a necessidade de discutir nacionalmente este problema. O sindicato colaborou também com a exposição da advogada do SINTUFF, Dalila, que demonstrou para todos os dirigentes sindicais que é completamente legal e legitimo instituir as 30h para toda a categoria. Esta participação despertou a atenção de muitos dirigentes que procuraram o SINTUFF para apoiar outros sindicatos que estão na mesma luta enfrentando manobras dos reitores que tentam dividir à categoria.

RESOLUÇÕES APROVADAS NA PLENÁRIA

Considerando a intensificação da luta pelo FORA TEMER e contra o PL 257, PEC 241, cortes orçamentários, a reforma da previdência e a desregulamentação e precarização dos direitos trabalhistas, após um amplo debate entre as delegadas e delegados, a plenária nacional da FASUBRA resolveu:
1. Reafirmar a importância da participação da FASUBRA e todas suas entidades filiadas no:
Ato contra Cunha - no dia 12 de setembro (data marcada para sua cassação),
Marcha do Funcionalismo - no dia 13 de setembro
Reunião Ampliada do Funcionalismo - no dia 14 de setembro.
2. 21 de setembro – Reunião da FASUBRA com o MEC – No mesmo horário as direções das entidades de base deverão pautar nas Reitorias os temas em debate nacional com o MEC.  Apresentar a resolução da Plenária e informar a posição da categoria de construção da Greve da Educação.
3. Paralisação Geral chamado pelas Centrais Sindicais no dia 22/09 – com Atos nos estados.
4. Participar da Paralisação Nacional de 24 h no dia 29/09 - convocado pelos sindicatos metalúrgicos.
5. Construir um Calendário de Lutas com o FONASEFE com atos unificados com categorias em campanha salarial (Bancários, Correios, Petroleiros e Metalúrgicos) com objetivo de acumular forças e experiências RUMO A GREVE GERAL. Incorporar o movimento estudantil.


CONSTRUÇÃO DA GREVE GERAL COMEÇANDO PELA EDUCAÇÃO

1. Propor ao ANDES, SINASEFE e entidades estudantis uma reunião da educação federal para discutirmos a possibilidade da greve do setor da educação federal para o mês de outubro.
2. Seguir fazendo o debate no FONASEFE sobre a construção da Greve do Funcionalismo Federal com eixos centrais focado na Luta contra a PEC 241, PLP 257 e Projetos de Leis que atacam os direitos dos trabalhadores e a soberania do País.
3. Seguir fazendo o debate e participando dos Fóruns junto às Centrais sindicais na construção de paralisações nacionais e da greve geral.
4. Deflagrar imediato ESTADO DE GREVE na base da federação, com assembleias periódicas, que irão avaliar a construção do calendário proposto e da conjuntura.
5. Orientar os sindicatos da sua base a construir assembleias unificadas e criação de comitês em conjunto com docentes e estudantes, para avaliação da conjuntura e diagnóstico orçamentário das instituições diante dos cortes e suas implicações nas políticas acadêmicas, administrativas e de gestão de pessoas.
6. Orientar os sindicatos de base priorizar o aprofundamento do debate formativo com o conjunto da categoria – acerca dos seguintes temas:
·                    PEC-241, PLP 257, Reforma da Previdência, Reforma Trabalhista, Cortes no Orçamento das Universidades, Projetos que comprometem o acesso a Universidade, Financiamento da Educação, Escola Sem Partido. 

RESOLUÇÕES SOBRE 30HS

A FASUBRA – como única representante legal e política de todos os trabalhadores técnico-administrativos em educação delibera:

1. Unificar nacionalmente as lutas por “30h para todos” – com paralisações nacionais para pressionar as reitorias a usarem a discricionariedade prevista em Lei e a autonomia universitária na defesa das “30 horas para Todos”.
2. Promoverá reunião das assessorias jurídicas com a finalidade de construir peças jurídicas e políticas que, fundamentadas em experiências, como a do CEFET de pelotas, garantam as “30 hs para Todos” e o direito de todos os técnico-administrativos em educação participarem de todas as atividades sindicais, principalmente paralisações e Greves.
Além das importantes deliberações sobre a construção de uma greve geral para derrotar Temer e seu ajuste econômico, a plenária aprovou várias moções de apoio as greves que estão ocorrendo no país, sendo a mais importante dos bancários

Enquanto publicamos este informativo da plenária da FASUBRA, milhares de trabalhadores estão chegando em Brasília para um ato nacional para derrotar Temer e seu ajuste econômico.

Nenhum comentário: