quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Campanha internacional em defesa dos delegados ferroviários da Argentina

Contra o ataque à estabilidade sindical dos ferroviários lutadores da Argentina!Não a criminalização dos movimentos!




Na Argentina, após a vitoriosa greve geral do dia 28/8, o ministro dos Transportes e do Interior, Florencio Randazzo, apresentou uma denúncia criminal e ordenou a retirada da estabilidade sindical de vários delegados ferroviários da linha ferroviária Sarmiento. O ministro tenta, com esta atitude, atingir à organização dos delegados e ao Sindicato combativo liderado pelo Ruben “Pollo” Sobrero, que lutam e se enfrentam ao governo para defender os direitos dos trabalhadores.

Os delegados Mónica Schlottauer, Edgardo Reynoso, Luis Clutet e Rubén Maldonado, e o companheiro Julio Capelinsky – do setor da limpeza - são acusados sem provas por um suposto atentado contra os trens. O “atentado” mostrado pelo governo foi uma foto com lixo espalhado em um dos carros.  Esta é uma acusação falsa que tem o  objetivo de intimidar os que lutam e os dirigentes que não se vendem, tentado,  com este fato, esconder que houve uma forte greve geral. Esta difamação é parte da política do governo nacional que criminaliza as lutas, como acontece também no Brasil.
Com esta política já foram condenados à prisão perpétua trabalhadores petroleiros da cidade Las Heras em Buenos Aires, fato pelo qual existe uma campanha internacional. Existem na Argentina cerca de 6 mil lutadores processados por participar em diversos protestos.

Repudiamos a criminalização do governo da Argentina contra delegados  e dirigentes sindicais que lutam e se enfrentam aos governos. Está em curso uma campanha internacional em defesa dos ferroviários. O SINTUFF denuncia este atropelo e chama à unidade sindicatos, organizações estudantis, populares,  de direitos humanos, parlamentares e  partidos políticos para solidarizarem-se com esta luta.

Não à criminalização dos movimentos! Não à retirada de estabilidade sindical dos delegados ferroviários lutadores da Argentina!




Nenhum comentário: