terça-feira, 3 de junho de 2014

Sopão da Greve


Não aos gastos com a Copa! Por salário e assistência estudantil!

A partir da deflagração da greve e adesão completa dos servidores do DOA, o bandejão voltou a ser um assunto em voga na universidade. A gerência do Bandejão informou que, mesmo sem greve, seriam necessários 20 dias para reabri-lo, devido à falta de câmara frigorífica e caldeiras. Desde a implantação do REUNI, a demanda do Bandejão da UFF mais que dobrou. Antes eram cerca de 3.000 refeições diárias e agora superam 7.000. Contudo, o espaço físico para preparação dos alimentos segue o mesmo, gerando transtornos, precarização e risco aos trabalhadores.
As diversas greves e ocupações contribuíram amplamente para assistência estudantil. Em 2005, a greve unificada de servidores, professores e estudantes garantiu a permanência até os dias de hoje do valor de R$ 0,70 no Bandejão. A greve unificada de 2012 garantiu ampliação dos recursos para a assistência estudantil. E a ocupação da reitoria em 2011, com a participação dos servidores em greve, conquistou o transporte universitário (Busuff) e melhorias no bandejão.

DCE faz coro com governo do PT contra greve

A Assembleia Geral dos Estudantes deliberou apoio à greve. A despeito dessa decisão, a direção majoritária do DCE-UFF, ligada ao PCdoB, ao PT e à reitoria, cobrou que o Comando Local de Greve reabrisse o Bandejão durante a greve, em reunião realizada na sede do SINTUFF. Eles pressionaram para que os servidores trabalhassem na greve, reabrissem o Bandejão e até mesmo a biblioteca em Campos.
A direção majoritária do DCE fala em assistência estudantil, mas não denuncia os gastos do governo com a Copa e nem enfrenta a reitoria. Se coloca contra a greve para defender o governo Dilma (PT) com unhas e dentes. Não é fazendo jogo do governo e da reitoria e atacando a greve dos servidores que o DCE obterá conquistas para os estudantes. Já está comprovado historicamente: é a luta unificada que faz avançar as reivindicações.

Sopão da greve dialoga com estudantes

No dia 22/5, o SINTUFF promoveu um Sopão da Greve para dialogar com os estudantes. A sopa foi distribuída para centenas de estudantes que saborearam e conversaram sobre a greve com os servidores presentes e debateram as condições de trabalho no bandejão. Haverá um novo sopão, quarta-feira (4/6), 18h, no Gragoatá. Participe!

Nenhum comentário: