quarta-feira, 16 de abril de 2014

Assembleia do SINTUFF vota apoio a Greve do Estaleiro Brasa em Niterói

Pela reintegração dos 14 cipeiros demitidos
 
Desde o dia 10/04 os trabalhadores do estaleiro Brasa da cidade de Niterói-RJ estão paralisados, o estopim foi o anuncio da empresa que o pagamento da PLR - Participação nos Lucros - seria de forma parcelada e a não aceitação da Comissão de Fabrica, como interlocutora dos trabalhadores nas negociações da Campanha Salarial.
 
O estaleiro Brasa tem como uma das principais acionistas a Empresa holandesa SBM, a mesma envolvida nos escândalos de pagamentos de propina para obtenção de contratos de aluguel de navios-plataforma para a exploração do pré-sal. O valor do contrato para a construção do estaleiro no Brasa em parceria com a SBM com a Petrobras passa dos 2 bilhões de reais.
 
Mostrando toda a intransigência com os trabalhadores, o Brasa acaba de demitir 14 cipeiros do estaleiro e descontar os dias parados no pagamento do adiantamento dos trabalhadores. Não podemos aceitar que os trabalhadores sejam demitidos e penalizados por lutarem por seus direitos.
 
O PLR que será pago dia 30/04 deve ser estendido de forma proporcional a todos os trabalhadores e não somente aos que entraram na fábrica antes de outubro de 2013. Isso deixaria mais de 60% dos trabalhadores de fora da PLR.
 
Por outro lado, de forma intransigente, a empresa já informou, através de um comunicado, o não reconhecimento da Comissão de Fabrica, reconhecendo apenas a direção do Sindicato como intermediadora das negociações salariais. Sendo que a atual direção do sindicato está ilegal, pois o mandato está vencido há dois anos e ilegítima, visto que a direção do sindicato está contra a greve dos trabalhadores do estaleiro Brasa. E a pedido da Empresa o sindicato entrou com carro de som no pátio do estaleiro Mauá, acompanhado de 04 seguranças armados, para tentar convencer os trabalhadores a retornarem ao trabalho. Sendo rechaçados pelos trabalhadores.
 
Nós servidores técnicos administrativos da UFF, que também estamos em greve, reunidos em assembleia, nos solidarizamos e apoiamos a greve dos metalúrgicos do Brasa. E exigimos que a Empresa abra o dialogo, reintegre os 14 cipeiros e negocie com os operários a fim de solucionar os conflitos.
 
- Exigimos a abertura imediata das negociações por parte do estaleiro Brasa
- Pela reintegração imediata dos 14 cipeiros demitidos
- Nenhum desconto dos dias parados
- Pagamento proporcional da PLR aos meses trabalhados de cada um.
- Pelo reconhecimento da Comissão de Fábrica, como representante legitima dos trabalhadores do Brasa

Moção votada na assembleia dos servidores da UFF realizada dia 14/04/2014
Pedimos as entidades que se posicionem enviando moções para os seguintes endereços:
Enviar e-mail para:
Sinaval A/C: Estaleiro Brasa: sinaval@sinaval.org.br
Presidente do Sinaval Ariovaldo Santana da Rocha
MTE: Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Niterói
Titular: Albino Luiz da Silva Gaspar
Substituto: Jorge Queiroz dos Reis
Com cópia para: jesseluz@ig.com.br

Nenhum comentário: