segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Seminário de Aposentados lotado!

O Seminário de Aposentados ocorrido no último dia 25/10 na Casa do SINTUFF trouxe o tema: A Questão do Envelhecimento no Brasil. O evento teve início às 10h com a palestra da Dra. Sara Nigri Goldman (UFRJ), que falou sobre o Estatuto do Idoso lançando um olhar a partir de seus estudos acadêmicos trantando a questão do envelhecimento e a posição do idoso na sociedade. Ela falou acerca dos avanços do Estatuto e do que ainda precisa avançar. Orientou os presente a sempre usarem esse dispositivo legal a seu favor estando sempre municiados para reagir a qualquer discriminação ou desrespeito a seus direitos.
Na parte da tarde houve a participação do grupo A Cena é Nossa do Espaço Avançado da UFF. Com interpretações que faziam menção aos tempos da juventude dos presentes, músicas memoráveis e histórias de amor, os atores guiaram os aposentados numa agradável viagem no tempo. Após a apresentação dos aposentados do A Cena é Nossa, a  Profª Yolanda Boechat (HUAP/UFF) falou sobre o processo de envelhecimento e as mudanças que ocorrem no corpo humano. Alertou sobre cuidados na alimentação, atividades, físicas e diversas formas de como ter um envelhecimento saudável. Em seguida falou a Profª Katia Pedreira Dias (HUAP/UFF). Ela abordou as formas positivas para o idoso enxergar seu processo de envelhecimento. A atividade social, a valorização de suas próprias habilidades e conhecimentos, alertou quanto à inatividade, e trouxe diversas sugestões de formas que um idoso pode viver bem a sua fase de vida. Todas as palestras tiveram ativa participação dos aposentados que compartilhavam suas experiências e tiravam suas dúvidas com as palestrantes.
Mesmo com um dia cheio como esse, a tradicional comemoração dos aniversariantes do mês não foi deixada de lado. Todos cantaram alegres pelos companheiros que completaram mais um ano cheios de vida!
Após um dia enriquecedor, os aposentados tiveram uma confraternização com música ao vivo, muita dança, descontração e alegria! Os aposentados saíram fortalecidos tendo renovada a certeza de que ser aposentado não é ser inativo.



Nenhum comentário: