quinta-feira, 24 de maio de 2012

Médicos protestam contra redução de salários



Cerca de mil médicos dos hospitais universitários e federais fizeram, na manhã desta terça-feira, uma manifestação no pátio do Ministério da Educação, no Centro da cidade, para protestar contra a redução de 50% nos vencimentos da categoria, incluindo aposentados e pensionistas.
De acordo com o Conselho Regional de Medicina do Rio (Cremerj), os médicos seguiram em passeata até o Núcleo de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Nerj), na Rua México, onde fizeram novo protesto. Prosseguiram pela Rua Almirante Barroso e Avenida Rio Branco até as escadarias do Teatro Municipal.
O Conselho distribuiu camisetas brancas, plásticos , boletos e botons com a inscrição "O médico vale muito!". "Essa Medida Provisória do governo vai motivar ainda mais a evasão de médicos dos hospitais, que já sofrem com a falta de recursos humanos devido aos baixos salários", afirmou a presidente do Cremerj, Márcia Rosa de Araujo, destacando que o Conselho está junto com a categoria nesta luta.
A Medida Provisória 568 institui partir do dia 1º de julho diversas mudanças na remuneração dos médicos, entre elas a criação da Vantagem Pessoal Nominal Identificada (VPNI), item apontado pelos servidores como o mais prejudicial à classe. A VPNI é uma compensação salarial que reúne benefícios como insalubridade, periculosidade, gratificações, entre outros, antes vinculados ao salário dos médicos federais.
De acordo com a presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj), Márcia Rosa, com essa desvinculação dos benefícios, a cada percentual de reajuste salarial será descontado o mesmo índice na VPNI, causando em longo prazo uma equiparação entre os salários.
A presidente explicou que esse mecanismo vai causar o congelamento do salário da categoria. “Eles conseguiram um subterfúgio para reduzir o salário nominalmente. Eles vão congelando progressivamente, então, quando congela, acaba reduzindo o salário ao longo do tempo”, destacou.
Na quinta-feira da próxima semana, os servidores voltam a se reunir em assembleia para definir as próximas ações, na tentativa de modificar o texto da medida provisória. 
(Fonte: O Dia)
 Nota: O SINTUFF está convocando um ato no Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), no dia 30/5, a partir das 7 horas da manhã.

Nenhum comentário: