domingo, 22 de janeiro de 2012

Moção de Apoio à luta do Pinheirinho e repúdio à tentativa de desocupação

Os moradores do Pinheirinho, em São José dos Campos – SP estão sob a ameaça de despejo, desde que a juíza Márcia Loureiro concedeu parecer favorável a desocupação da área, medida esta impetrada pelo prefeito, Eduardo Cury.  O efetivo policial para a ordem de despejo chegou a 1.800 policiais da força tática (tropa de choque) para retirar violentamente mais de 2000 famílias de suas casas no bairro do Pinheirinho. Felizmente a mobilização e resistência dos moradores, a unidade dos lutadores dos movimentos sociais, sindicatos, e militantes de partidos políticos como o PSOL, PSTU e setores do PT e a interlocução de parlamentares evitou o que poderia ter sido uma grande tragédia. A desocupação foi temporariamente suspensa.
É sabido que a área do Pinheirinho “pertencem” à massa falida da empresa Selecta, de propriedade do megaespeculador Naji Nahas, proibido de entrar em 40 países. Naji Nahas em 1989 abalou o mercado de capitais com fraudes financeiras, foi condenado por corrupção, lavagem de dinheiro, e nunca pagou imposto à Prefeitura, somando uma dívida de mais de R$15 milhões, que nunca foi cobrada pelo poder público: prefeitura, justiça, tão pouco a polícia prendeu o corrupto “proprietário”. Mas contra trabalhadores pobres e honestos a postura é de total desrespeito e violência.
No Pinheirinho residem mais de 9 mil pessoas que há 8 anos fizeram valer a Constituição Federal, no tocante a função social da terra, pois durante 30 anos esta área de 1,3 milhão de m2, ficou abandonada, servindo  apenas à grilagem e a especulação imobiliária.
Por isso as entidades sindicais signatárias vêm através desta moção repudiar a postura truculenta do prefeito Eduardo Cury e do governador do estado Geraldo Alckmin (chefe maior da PM/SP). Exigimos que pare qualquer tentativa de ameaça de desocupação, pois a responsabilidade. Caso aconteça qualquer atentado contra os moradores do Pinheirinho será de responsabilidade direta da prefeitura e do governo do estado.
Exigimos do prefeito Eduardo Cury a imediata desapropriação da área e a regularização do bairro do Pinheirinho, assinando o acordo firmado entre os governos federal e estadual para a aquisição da área e plano de infraestrutura.
Não ao despejo promovido pelo Prefeito Eduardo Cury e sua tropa de choque!
Desapropriação imediata da área
Moradia digna é no Pinheirinho!

- SINTUFF - Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal Fluminense
- Sindicato dos Servidores Municipais de Bom Jesus de Itabapoana - RJ
- Sindicato dos Servidores Municipais de Itaocara - RJ
- Associação Nacional Unidos Pra Lutar – RJ
- Coletivo de Juventude Vamos à Luta – RJ

Nenhum comentário: