Esta é a portaria publicada a fim de revogar a portaria que fora publicada antes que a manutenção das 30 horas fossem conquistadas. A portaria revogada é a que previa a flexibilização das 30 horas, esta foi vencida pela luta da categoria.
Leia e confira.
sexta-feira, 27 de janeiro de 2017
quarta-feira, 25 de janeiro de 2017
Assembleia define realização do Congresso do SINTUFF
terça-feira, 24 de janeiro de 2017
Nota de esclarecimento sobre ATENS
Nota técnica do departamento jurídico do SINTUFF esclarece dúvidas sobre a representação sindical dos servidores da UFF:
Vem sendo divulgado, erroneamente, que esta entidade sindical não seria mais legitimada para representar os interesses dos servidores técnicos administrativos da UFF de ensino superior, tendo em vista a concessão de registro sindical pelo Ministério do Trabalho e Emprego ao SINDICATO NACIONAL DOS TÉCNICOS DE NÍVEL SUPERIOR DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR– ATENS SINDICATO NACIONAL, instituição de âmbito nacional fundada em 2012.
Tal afirmação não é verdadeira. Passamos a explicar.
O registro de entidades sindicais junto ao Ministério do Trabalho, primeiramente, não deve ser entendido como o documento essencial para que a entidade sindical possa exercer suas atividades. O sindicato nasce, adquire personalidade jurídica e é legitimado para atuar na defesa da categoria que representa com o simples registro de seu estatuto no cartório de registro de pessoas jurídicas. É neste sentido o entendimento do STJ:
PROCESSO CIVIL. RECURSO ORDINÁRIO. MANDADO DE SEGURANÇA. SINDICATO. PERSONALIDADE JURÍDICA. REGISTRO. CARTÓRIO COMPETENTE. PRECEDENTES.
1. Consoante jurisprudência firme desta Corte, a entidade sindical adquire personalidade jurídica com o registro em Cartórios de Registro de Títulos e Documentos e Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sendo mera formalidade a exigência do registro junto ao Ministério do Trabalho e emprego.
2. Recurso ordinário conhecido e provido para afastar a extinção do processo sem julgamento do mérito.
(RMS 15245 / DF, Relator Ministro Francisco Peçanha Martins, Segunda Turma, Julgamento de 17/08/2004)
Assim sendo, o simples fato do SINTUFF ter sido fundado com a finalidade de representar os interesses de TODA a categoria dos trabalhadores, servidores ativos aposentados e pensionistas da UFF, regidos pelo RJU, constando tal finalidade em seu estatuto, devidamente registrado no registro civil de pessoas jurídicas há mais de 35 anos já o legitima para tal.
De toda forma, cabe registrar que o SINTUFF, igualmente, possui registro junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, sendo, consoante certidão emitida pelo órgão, o legitimado a “representar a categoria profissional dos servidores, trabalhadores Técnicos Administrativos em educação da Universidade Federal Fluminense, ativos, aposentados e pensionistas, regidos pelo RJU e lotados em Unidades da UFF, com abrangência estadual e base territorial no Estado do Rio de Janeiro – RJ”, conforme despacho do Sr. Ministro do Trabalho e Emprego publicado no D.O.U. em 18/12/2013.
Observe-se, ainda, que a categoria representada pelo SINTUFF é mais específica do que a abarcada pela ATENS, uma vez que este sindicato tem como base o servidores da Universidade Federal Fluminense, enquanto a ATENS busca representar, genericamente, os servidores técnicos administrativos de nível superior das instituições de ensino superior a nível nacional, sendo, portanto, imensamente mais generalista.
Não há, desta forma, motivo para se questionar a legitimidade do SINTUFF em representar os interesses de TODO e QUALQUER servidor da Universidade Federal Fluminense, seja este de nível superior ou não, como o vem fazendo há mais de 35 anos.
A FASUBRA, tendo em vista os diversos vícios que permearam a concessão, já impugnou junto ao MTE o registro concedido à ATENS, tema este que será tratado pelas assessorias jurídicas de todas as entidades sindicais de instituições de ensino superior do país no dia 02/02/2017, em reunião convocada pela Federação.
Sendo o que cabia, por ora, informar, subscrevemo-nos.
Niterói, 23 de janeiro de 2016.
BRUNO ROBERTO TEODORO BARCIA
OAB/RJ 196.885
ASSESSOR JURIDICO DO SINTUFF
_____________________________
SINTUFF – Rua Coronel Tamarindo, n. 37, Gragoatá, Niterói - RJ
Tel.: (21) 2620-7225
segunda-feira, 23 de janeiro de 2017
Fórum Nacional de Entidades dos Servidores Federais organiza as lutas de 2017
Dia 08 de março é apontado como indicativo de paralisação nacional.
![]() |
Foto: FASUBRA |
Reunido nesta quarta pela manhã, na sede da Fenajufe, o Fórum Nacional de Entidades dos Servidores Federais realizou reunião com o objetivo de organiza as lutas de 2017. Tendo como eixos centrais a luta por reposição salarial e contra a reforma da previdência, o Fórum busca ações coordenadas para uma luta unificada, o mais ampla possível.
Entre as medidas apontadas inicialmente, está a construção das peças da campanha unificada 2017 para uso em diversas mídias, a pressão sobre os parlamentares nos aeroportos já na virada de janeiro para fevereiro, a reunião ampliada do Fórum com as entidades nacionais e de base para a estruturação da campanha, e o indicativo de paralisação nacional do funcionalismo para o próximo dia 08 de março, podendo essa data sofrer ajustes ainda se necessário para unificar com agenda das centrais.
8 de fevereiro - reunião do Fórum para conclusão das peças de mídia da campanha e preparação da carta/pauta a ser protocolada junto ao Governo Federal
9 de fevereiro - reunião ampliada do Fórum com entidades de base, organizando as ações, comitês locais e calendário nas bases
8 de março - indicativo de paralisação nacional dos servidores públicos federais.
Veja a seguir o calendário e ações aprovadas:
De 31 de janeiro a 2 de fevereiro - atividades de pressão nos aeroportos sobre os parlamentares (será enviado material para ser distribuído nos aeroportos em todo o país)
Fonte: fasubra.org.br
Segunda parcela do acordo de greve de 2015 já consta na prévia do contracheque
A segunda parcela do reajuste salarial conquistado no acordo de greve de 2015, já está na prévia. No próximo contra cheque consta 5% + 01% no step, tais valores estão garantidos para ativos e aposentados.
A FASUBRA sindical reafirma que o acordo de greve de 2015 ficou aquém da reposição da inflação e temos convicção que os Tae merecem muito mais, pelo trabalho corresponsável na produção de conhecimento exercido pelas universidades federais através do ensino, pesquisa e extensão.
Mas jamais podemos esquecer que todas essas conquistas financeiras não são bondade de nenhum governo, na verdade são frutos das nossas lutas, greves e negociações as quais a FASUBRA e seus sindicatos filiados sempre estiveram a frente. Bem como é resultado da disposição de luta dos trabalhadores técnico administrativos que sempre entenderam a importância da organização dos trabalhadores para defender direitos e ampliar conquistas.
Acesse a tabela clicando aqui
Fonte: fasubra.org.br
sexta-feira, 20 de janeiro de 2017
Assembleia do HUAP define data da eleição para delegacia de base
Foto: Jesiel Araujo |
A assembleia realizada no HUAP no dia 19/1 deliberou pelo apoio às lutas da UERJ, dos servidores estaduais e a participação no Fórum de Lutas Contra a Reforma da Previdência e os ajustes dos governos e dos calendários unitários referentes a esta luta.Votou também iniciar uma campanha de denúncia sobre a situação do hospital após um ano de EBSERH. Um grupo de trabalho elaborará um dossiê contendo as denúncias e ilustrações da crítica situação que atravessa o hospital. Finalmente foi definida a realização da eleição da delegacia de base do HUAP nos dias 14,15 e 16/3. A inscrição de chapas será no dia 6/2.
quinta-feira, 19 de janeiro de 2017
Plenária de Sindicatos cria Fórum de lutas unificado contra as reformas e os ajustes dos governos
Foto: Luiz Fernando Nabuco |
Pacientes e funcionários sofrem com elevadores quebrados no HUAP


É um absurdo o descaso que a direção do hospital demonstra com seus usuários! O SINTUFF denunciou e continuará reivindicando o reparo imediato de ambos elevadores. Esse é mais um descaso da implementação da EBSERH no HUAP.
quarta-feira, 18 de janeiro de 2017
SINTUFF realiza Debate sobre a Reforma da Previdência

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017
quarta-feira, 11 de janeiro de 2017
Setores de trabalho da UFF sofrem sem ar condicionado
![]() |
Ar condicionados sem uso na obra inacabada do IACS |
![]() |
Pacientes da Emergência do HUAP sofrem com o calor. |
![]() |
Ventiladores precários não dão conta da refrigeração do acervo e de seus funcionários. |
Assinar:
Postagens (Atom)