quarta-feira, 4 de maio de 2016

Comissão de Bibliotecários/Arquivistas reúnem com a pró-reitoria e superintendência

Ontem (03), ocorreu a reunião dos bibliotecários/arquivistas da UFF e os coordenadores do SINTUFF com a Superintendente de Documentação (SDC) Deborah Motta e o pró-reitor Neliton Ventura, na PROAD. Foram colocados os pontos tratados nas duas reuniões da comissão, principalmente a demissão dos terceirizados e a falta de estrutura das bibliotecas. O pró-reitor informou que a UFF tinha interesse em renovar o contrato com a empresa Nova Rio, mas a empresa não correspondeu. Segundo ele, um pregão será realizado no dia 5 de maio para escolher a nova empresa terceirizada para auxiliar as bibliotecas. Após isso, todos os trâmites legais serão feitos, respeitando os prazos mínimos. A reposição de todos os funcionários demitidos está garantida. Outra questão levantada foi a realização de concurso para auxiliar de biblioteca, cargo que já existe em outras universidades federais. A superintendente disse que vai verificar a possibilidade da inclusão dessa função no próximo concurso.

Em relação aos problemas de infraestrutura, a comissão informou que há anos passa as solicitações para as chefias e que estas não são resolvidas. O ar condicionado é uma das maiores preocupações dos servidores, já que estes não possuem manutenção, aumentando o risco de doenças respiratórias, tanto nos bibliotecários quanto nos alunos. Os equipamentos de informática estão, em sua grande maioria, sem funcionar e muito obsoletos, pois não tem manutenção. Outro ponto foi a higienização do acervo das bibliotecas, que deve ser feito por uma empresa específica, por requerer cuidados.

Em resposta, o pró-reitor informou que o contrato com a empresa que faz a manutenção do ar condicionado acabou e que já está encaminhado um pregão para atender à essa demanda de imediato, mas que atenderá somente os ares de janela e split. Os ares centrais serão atendidos por um outro pregão que será solicitado. A Superintendência deverá analisar a demanda de computadores para as bibliotecas e solicitar orientação ao 
Laboratório de Conservação para contratar um serviço específico de limpeza para o acervo.

Uma nova reunião será marcada em dois meses para analisar as solicitações feitas.
O SINTUFF continuará na luta junto com a comissão dos bibliotecários e arquivistas, cobrando a execução das soluções acordadas na reunião.

Nenhum comentário: