quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Servidores, docentes, estudantes e usuários se mobilizam para barrar a EBSERH no HUAP


Servidores, docentes, estudantes e usuários ocuparam as escadarias da entrada do Hospital Antônio Pedro (HUAP), na manhã de quarta (22), denunciando a tentativa da implantação da EBSERH na UFF. A realização deste ato surgiu das resoluções votadas na reunião dos servidores do hospital, convocada pelo SINTUFF, que definiu também uma campanha e um calendário de atividades para impedir a privatização do HUAP.
Vários servidores vestiram a camisa e adesivos da campanha antes de entrar para o trabalho, dando visibilidade e expressando a rejeição dos servidores ao projeto privatista. Outros acompanharam a atividade e se somaram à panfletagem e à agitação. Uma faixa com os dizeres “Barrar a EBSERH em defesa da saúde pública” foi estendida no semáforo da Av. Marques de Paraná chamando a atenção dos motoristas e transeuntes. Os coordenadores do SINTUFF interviram explicando os prejuízos graves que causará a entrada da EBSERH no hospital. Servidores denunciaram as péssimas condições de trabalho com que lidam todos os dias, produto das obras executadas pela administração da UFF sem o planejamento necessário para impedir a falta de segurança que apresentam os ambulatórios e o desconforto no atendimento dos pacientes.
Diversos sindicatos, movimentos sociais e parlamentares se somaram ao ato. Estiveram presentes os professores Renata Vereza e Gustavo Gomes, presidente e vice presidente de ADUFF (Associação dos Docentes da UFF), o professor Romildo Vieira do Bomfim da Faculdade de Medicina da UFRJ e representante da ASDUFRJ (Associação dos Docentes da UFRJ), a Dra. Genilce Ferreira Lotfi, representante da ASPMN (Associação dos Servidores da Saúde Municipal de Niterói), Wilson Ferreira Mendes, Coordenador Geral da ASUNIRIO (Associação dos Servidores da UNIRIO). Representantes do Diretório Acadêmico da Faculdade de Medicina e da Oposição no DCE-UFF marcaram presença com expressiva participação. Os vereadores Paulo Eduardo Gomes, Renatinho e Henrique Vieira e o deputado estadual eleito pelo PSOL, Flavio Serafini, participaram apoiando a luta contra a privatização. “Vale lembrar que no orçamento federal 3 trilhões ao ano são gastos em dívida pública... parte dos recursos que sai do bolso dos trabalhadores chega ao tesouro nacional e depois vai para o bolso de 15.000 credores... para os grandes financiadores do capitalismo internacional... na lógica desse modelo sobram poucos recursos para os serviços públicos como a saúde...” enfatizou o vereador Henrique Vieira.  Médicos do HUAP se somaram à atividade. A Dra. Ana Amélia Rios que, desde o início desta luta, atua como importante parceira do SINTUFF e o Dr. Vladimir Tadeu Baptista Soares manifestaram posição enfática contra a EBSERH: “...A EBSERH é um instrumento de poder de denominação dos profissionais da saúde porque ela acaba com o regime do servidor e implanta o regime celetista...”, afirmou Vladimir.
O coordenador geral do SINTUFF, Pedro Rosa, encerrou o ato chamando a todos os setores a se organizarem para continuar nesta luta unificados. Esta vitoriosa atividade apontou a perspectiva da construção um forte movimento que sem dúvida será a garantia para barrar a privatização do HUAP. 

O próximo passo será a mobilização no CUV dia 29/10, às 8h, no Auditório da Geociências.

Nenhum comentário: