quinta-feira, 9 de maio de 2013

EBSERH tem dura derrota nos CONSUNI's da UFRJ e UNIRIO

CONSUNI da UNIRIO (foto: Jesiel Araujo)
A união dos três segmentos nas três universidades (UFF, UNIRIO e UFRJ) para lutar contra a EBSERH tem gerado resultados positivos para a luta pela saúde pública. Depois do massivo repúdio por parte da comunidade acadêmica e usuários, detectado através do plebiscito nacional sobre a EBSERH, os companheiros que lutam em defesa de uma saúde 100% SUS mostraram sua força mais uma vez.
CONSUNI da UFRJ (Foto: Zulmair Rocha)
Neste dia 9/5, houve Conselho Universitário (CONSUNI) na UFRJ e UNIRIO. A pauta apresentada propunha adesão à EBSERH. Nesta ocasião o SINTUFF mobilizou-se para ocupar os conselhos das duas universidades. Com faixas, palavras de ordem e determinação de luta, estudantes professores e técnico administrativos tomaram conta dos CONSUNIs e conseguiram pressionar os reitores a retirarem a votação da EBSERH da pauta.
Esses fatos representam uma vitória mas também um alerta para toda comunidade acadêmica. Este recuo pode significar uma manobra por parte das administrações universitárias. É necessário manter a mobilização a fim de evitar surpresas. Por isso a luta contra a EBSERH continua. Este triunfo fortalece a luta contra a empresa dentro do HUAP.
O SINTUFF intensifica a campanha a cada dia e se prepara para a batalha no próximo CUV que se realizará no dia 24/5.

Nenhum comentário: