quarta-feira, 13 de junho de 2012

Passeata das universidades em greve ocupa as ruas do Rio de Janeiro

Foto: Zulmair Rocha
Professores estudantes, e técnicos administrativos foram às ruas do centro do Rio de Janeiro para mostrar ao atual governo que a greve da educação se fortalece a cada dia. Com uma maciça presença dos três segmentos de diversas universidades, tais como UFF, UFRJ, UNIRIO, UFRRJ, UERJ, CAPES/UFRJ e CEFET, a passeata seguiu da praça da Candelária até a praça XV. Cerca de 3000 manifestantes caminharam pela Avenida Rio Branco, uma das principais vias da cidade.
O ato público passou pela ALERJ. Os manifestantes ocuparam as escadarias com palavras de ordem, faixas e bandeiras. Logo depois a marcha rumou para a praça XV onde aconteceram diversas atividades culturais de protesto: aulas públicas, apresentações de dança, roda de jongo, música com instrumentos de material reciclável e confecção artesanal de camisetas.
Esta mobilização  marca a unidade da educação federal contra as medidas de um governo federal, que desvia recursos públicos para encher os bolsos de banqueiros e corruptos enquanto setores como a educação amargam cortes de direitos, reajuste zero e condições cada vez piores de trabalho e estudo.O comando de greve unificado da UFF se reunirá para discutir novo calendário de atividades que será divulgado em breve.

Nenhum comentário: