quinta-feira, 25 de setembro de 2014

SINTUFF participa da Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa

Fotos: Zulmair Rocha
Como já é de costume, o SINTUFF esteve mais uma vez presente na Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa que aconteceu do dia 21/9. Realizada na orla da Praia de Copacabana, a Caminhada reuniu as mais diversas religiões que juntas pediam por mais tolerância e liberdade para expressarem suas crenças. O sindicato entende  a importância da participação nesse tipo de evento que incentiva o respeito mútuo entre as religiões dentro de  um país multi cultural por isso sempre se faz presente.



terça-feira, 23 de setembro de 2014

Boa música para ver e ouvir!


SINTUFF visita as obras do novo bloco no Gragoatá

Fotos: Jesiel Araujo
Há um novo prédio sendo construído ao lado do bloco N no Gragoatá. A empresa contratada foi orientada a apressar as obras para que pelo menos dois andares estejam prontos e aptos a receber o Instituto de Biologia. A intenção da Reitoria é inaugurar esse prédio junto com a posse do novo reitor, Sidney Mello. Uma promessa que se arrasta a anos. É necessário que a construção siga certos parâmetros para abrigar o Instituto em questão. A aceleração repentina das obras trouxe a desconfiança de que esses padrões poderiam não estar sendo seguidos.
Tendo isso em vista, o SINTUFF esteve presente fazendo uma visita junto com outros servidores e alunos do IB para saber como estava se conduzindo o desenvolver do edifício. Confira abaixo algumas fotos.







quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Defesa Civil entrega laudo sobre prédio da Biologia e o SINTUFF responde

Por resolução do último CUV a Reitoria foi obrigada a solicitar  à Defesa Civil. a realização de um laudo relativo as condições precárias do prédio da Biologia. O laudo foi concluído e o resultado deste laudo apresenta apreciações duvidosas em relação à segurança para utilização do prédio. Não ostante, a reitoria entendeu que não existindo interdição era necessário ocupar novamente o prédio dando encaminhamento aos serviços e as aulas normalmente. 

O Departamento Jurídico do SINTUFF, que já fez duma representação ao Ministério Público e deu entrada a uma Ação Civil Pública acerca da situação do risco apresentada, entende que o laudo não é CONCLUSIVO, por apresentar meras recomendações, pelo qual a perícia não parece idônea. Portanto a Coordenação do SINTUFF e o departamento jurídico definiram entrar como uma Medida Cautelar de Produção Antecipada de provas, para solicitar a realização de um laudo conclusivo.

O SINTUFF acredita que é necessário ter total segurança para liberar o uso do prédio e resguardar a vida de servidores, estudantes e professores da universidade. 

Segue cópia do laudo da Defesa Civil 

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

JUSTIÇA CONCEDE LIMINAR AO MPF PARA QUE O CONTRATO DA UFJF COM A EBESERH NÃO SEJA ASSINADO.

O Ministério Público Federal propôs uma Ação Civil Pública com pedido de liminar contra a Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF para que a instituição federal se abstenha de celebrar contrato com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH.
A liminar foi deferida, ou seja, o Juiz Federal decidiu pela abstenção da celebração do contrato. Desta decisão cabe recurso para o Tribunal Regional Federal.
Importante salientar que trata-se de uma liminar e não a decisão final do processo.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Docentes das universidades estaduais de Minas Gerais seguem em greve

Os docentes da Unimontes e do campus de Ibirité da Uemg, universidades estaduais mineiras, seguem em greve e intensificam a mobilização para abertura de negociações em relação à pauta de reivindicações nas duas instituições. Na segunda-feira (1/9) docentes da Unimontes participaram do fechamento das duas entradas da universidade a fim de esclarecer a comunidade acadêmica e à população acerca da situação causada pela inconstitucionalidade da Lei Complementar 100 e a não realização do concurso público, o que afetou 75% do quadro docente daquela instituição.

Os docentes exigem a realização imediata do concurso público; a garantia dos direitos dos professores, respeitando a decisão do STF que está sendo descumprida pelo governo de Minas Gerais e pela Unimontes; medidas de reparação de danos materiais e morais aos professores atingidos pela LC 100; reestruturação da carreira docente, aumento do percentual de dedicação exclusiva, incorporação da Gratificação de Desempenho da Carreira de Professor de Ensino Superior (GDPES) no salário base e pagamento do 14º salário atrasado.

Na última quinta-feira (28), foram divulgadas pela Reitoria da Unimontes informações sobre a autorização para realização do concurso público. No entanto, de acordo com o presidente da Adunimontes, Seção Sindical do ANDES-SN, Amário Lessa Junior, não há nada oficial.

Segundo informação da Adunimontes, os docentes aprovaram a manutenção da paralisação após avaliação de que o governo de Minas Gerais ainda não atendeu a demanda dos professores


Campanha internacional em defesa dos delegados ferroviários da Argentina

Contra o ataque à estabilidade sindical dos ferroviários lutadores da Argentina!Não a criminalização dos movimentos!




Na Argentina, após a vitoriosa greve geral do dia 28/8, o ministro dos Transportes e do Interior, Florencio Randazzo, apresentou uma denúncia criminal e ordenou a retirada da estabilidade sindical de vários delegados ferroviários da linha ferroviária Sarmiento. O ministro tenta, com esta atitude, atingir à organização dos delegados e ao Sindicato combativo liderado pelo Ruben “Pollo” Sobrero, que lutam e se enfrentam ao governo para defender os direitos dos trabalhadores.

Os delegados Mónica Schlottauer, Edgardo Reynoso, Luis Clutet e Rubén Maldonado, e o companheiro Julio Capelinsky – do setor da limpeza - são acusados sem provas por um suposto atentado contra os trens. O “atentado” mostrado pelo governo foi uma foto com lixo espalhado em um dos carros.  Esta é uma acusação falsa que tem o  objetivo de intimidar os que lutam e os dirigentes que não se vendem, tentado,  com este fato, esconder que houve uma forte greve geral. Esta difamação é parte da política do governo nacional que criminaliza as lutas, como acontece também no Brasil.
Com esta política já foram condenados à prisão perpétua trabalhadores petroleiros da cidade Las Heras em Buenos Aires, fato pelo qual existe uma campanha internacional. Existem na Argentina cerca de 6 mil lutadores processados por participar em diversos protestos.

Repudiamos a criminalização do governo da Argentina contra delegados  e dirigentes sindicais que lutam e se enfrentam aos governos. Está em curso uma campanha internacional em defesa dos ferroviários. O SINTUFF denuncia este atropelo e chama à unidade sindicatos, organizações estudantis, populares,  de direitos humanos, parlamentares e  partidos políticos para solidarizarem-se com esta luta.

Não à criminalização dos movimentos! Não à retirada de estabilidade sindical dos delegados ferroviários lutadores da Argentina!