domingo, 31 de agosto de 2014

Estudantes fazem passeata pela abertura do novo prédio do IB

Estudantes da UFF se reuniram em frente ao Valonguinho para concentrar uma passeata teve seu ponto final a Reitoria. Depois de um ato no último CUV, agora o assunto do prédio da biologia foi pras ruas! Os estudantes, professores e servidores estão impedidos de trabalhar no prédio do Instituto de Biologia (IB) por que a construção está com risco de desabamento. Outro assunto que pauta da passeata foram as expulsões da moradia universitária por falta de nota.

Fotos: Zulmair Rocha

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

SINTUFF ingressa com uma Ação Civil Pública por interdição do prédio da Biologia

O SINTUFF ingressou com uma Ação Civil Pública para que o Prédio em que funciona o Instituto de Biologia da UFF no Campus Valonguinho, seja interditado, em caráter provisório. A Ação pede que a interdição dure até a realização de estudo estrutural e atendimento às obras indicadas pelo expert necessárias para garantir à segurança dos usuários, bem como a determinação para que administração universitária se abstenha de obrigar que os servidores lotados no instituto desenvolvam suas atividades no interior da edificação, enquanto durar o estudo.

Palestra desfaz tabus da velhice

Foto: Zulmair Rocha
Mesmo com tempo chuvoso, na manhã do dia 28/8, os aposentados se reuniram na Casa do SINTUFF para uma palestra sobre a sexualidade e o envelhecimento. Apesar da chuva, houve um bom número de presentes no evento.
Ministrada pela professora Jamaci Lima, psicóloga da UFF, a palestra tratou de assuntos relacionadosa palestra trouxe grande enriquecimento e até espanto para os presentes. Segundo disse, o avanço da idade não significa que o idoso tenha que ser sexualmente inativo. É claro que tudo é feito com ritmo e frequência menores, mas nas palavras da professora, "troca-se quantidade por qualidade". Foram abordos assuntos polêmicos como a masturbação na terceira idade. A palestrante trouxe dados surpreendente sobre esse ponto. Segundo pesquisas, mais de 70% dos idosos do sexo masculino praticam a masturbação e mais de 40% do sexo feminino também. "As pessoas mais velhas também tem o direito de se satisfazerem", diz ela. Reforçou a importância da qualidade da relação para que haja uma boa relação sexual e desmistificou o sexo como apenas o coito: "sexo é muito mais que apenas um momento. É o carinho, a atenção, o sentar juntinhos de mãos dadas e assistir um filme que gosta e viajar e curtir um ao outro, ter momentos alegres... porque não há desejo sexual que resista a uma relação que só tem brigas."
Foto: Jesiel Araujo

Depois desta rica palestra, foi realizada a comemoração dos aniversariantes dos meses de julho e agosto. Um delicioso bolo, salgadinhos e músicas animadas deram o tom alegre do encerramento de mais uma reunião dos aposentados mais ativos da UFF.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Mobilização vitoriosa no CUV

Foto: Marcello Bertolo
Indignados com a situação do prédio do Instituto de Biologia (IB), que apresenta visíveis riscos de desabamento, estudantes, professores e servidores fizeram um ato hoje no Conselho Universitário (CUV) para questionar o reitor Roberto Salles quanto a essa situação. Com cartazes e faixas que falavam contra o descaso da reitoria, os três segmentos da UFF tomaram o auditório da Geociências onde, no dia de hoje, se realizou a sessão ordinária do CUV. Muitas falas colocaram o reitor em cheque ao levantar a questão do atraso nas obras do novo prédio do IB que já completa cinco anos de iniciada. A conselheira e coordenadora do SINTUFF, Lígia Martins, inflamou mais ainda o debate quando pressionou o reitor a chamar a Defesa Civil para que esta emitisse um laudo para funcionamento ou interdição do prédio atual. O reitor tentou se esquivar dizendo que a Superintendência de Arquitetura e Engenharia (SAEN) já tinha avaliado a situação e que precisava que o funcionamento voltasse ao normal para então poder precisar a situação do prédio. Uma solicitação absurda! Ora, para que se saiba as reais condições da construção é necessário colocar vidas em risco? A resposta a esse discurso foi uma maior indignação dos presentes pressionando o reitor a ceder se comprometendo a, ainda hoje, entrar em contato com a Defesa Civil para examinar as condições estruturais do IB.
Também foram levados pelos estudantes os problemas estruturais da moradia estudantil. Dentre eles o mais grave abordado foi a constante falta d'água. Quanto a isso a administração se posicionou dizendo que já está tomando providências junto à Águas de Niterói para pensar uma solução. Outra questão em relação a moradia estudantil foi em relação a expulsão de cinco estudantes por causa de suas baixas notas. Foi contestada a arbitrariedade e frieza da reitoria nos parâmetros binários para determinar quem fica e quem sai da moradia estudantil. Se tem 50% de aprovação fica, se não, sai. Não há acompanhamento do aluno para conhecer o que o levou a um porcentagem de reprovação acima dos 50%. Após o término do CUV os manifestantes foram em passeata até o Gragoatá para levar à população de Niterói a realidade das condições de trabalho e estudo na UFF.

 

Foto: Jesiel Araujo

Sindicato se posiciona juridicamente em defesa dos servidores e alunos

O SINTUFF entrou com uma representação junto ao Ministério Público Federal (MPF) para denunciar a situação de perigo que os estudantes, professores e servidores estão vivendo. Também enviou um memorando para a direção do instituto de biologia explicando que a situação do prédio impede que haja um funcionamento normal do IB. Ninguém deve permanecer no prédio enquanto não for emitido um laudo que comprove que há condições de funcionamento normal dentro da edificação. Para ver a representação clique aqui Para ver o memorando clique aqui

SINTUFF apoia a greve da USP

A greve de docentes e funcionários da USP começou em 27 de maio e já é a mais longa dos últimos dez anos. As três categorias reivindicam a derrubada do congelamento de salários proposto pelos reitores da USP, da Unesp e da Unicamp . Os grevistas pedem um aumento de 9,68% e também protestam contra o corte do ponto anunciado pela reitoria no começo do mês. Na quarta-feira 20/8 realizaram um protesto e o governo Alckmin (PSDB) na tentativa de desmontar esta luta, ordenou uma forte repressão. A resposta dos trabalhadores foi continuar a greve e a mobilização. O SINTUFF apoia esta heróica luta e denuncia a criminalização do governo autoritário de Alckmin. Toda solidariedade e até a vitória!

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Dia Nacional de luta: SINTUFF realiza ato no CUV

A Plenária Nacional da FASUBRA acontecida em 15, 16 e 17/8 orientou a realização de um dia nacional de luta no dia 27/8. O SINTUFF acredita na necessidade de continuar lutando pela pauta de reivindicações pendentes e centralmente aprofundar a batalha contra a EBSERH. Neste dia o SINTUFF realizará um ato no CUV para denunciar as péssimas condições de trabalho que sofrem os servidores e principalmente denunciar a política do governo PT/PMDB de precarização das universidades públicas, hoje explícita na crise apresentada no prédio da Biología que ameaça desabar. O sindicato exigirá a imediata abertura de um novo prédio. 


Aposentados organizam palestra


Pela imediata abertura do novo prédio do Instituto da Biologia!

O prédio do Instituto de Biologia (IB) se encontra fechado desde o dia 15/08. O local sofre rachaduras nas paredes e nos pisos, além de apresentar infiltrações nos tetos. As vigas que sustentam as divisórias dos laboratórios começaram a envergar. Este quadro apresenta um grave risco de desabamento.  Desde 2009 se constatou que o edifício tinha problemas estruturais e não poderia suportar a quantidade de estudantes, professores, laboratórios, equipamentos que circulam no local.  A Reitoria tinha prometido entregar um novo instituto em 2011, promessa que foi adiada para 2015.  Na última sexta-feira o colegiado do instituto e a assembleia de estudantes da graduação e da pós-graduação resolveram paralisar as atividades, visto o risco a que estavam expostos.
O SINTUFF esteve presente no local e se reuniu com os servidores do IB. O Sindicato denuncia a situação de perigo a qual a comunidade universitária está sendo exposta,  e entende que este fato é mais uma expressão da política de precarização das universidades federais aplicada pelos governos Lula e Dilma (PT/PMDB) e da política da reitoria que não priorizou a urgência em concluir um novo prédio para o Instituto da Biologia, entanto prioriza a estrutura e equipamentos da melhor qualidade dos prédios onde funcionam os cursos pagos. 

O SINTUFF chama ao conjunto dos servidores para participar do CUV na quarta feira 27/08 e de um protesto na quinta feira 28/08, para denunciar e exigir da reitoria um posicionamento sobre os fatos e a imediata conclusão da obra do IB no Gragoatá. Assim mesmo o sindicato tomará todas as providências jurídicas necessárias que  este caso exige .  
Calendário de mobilização:
27/08, 4ª. Feira, às 8h: ato no CUV no Auditório das Geociências, Campus Praia Vermelha.

28/08, 5ª. Feira, às 9h : Concentração frente ao DCE. Passeata até a Reitoria.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Assembleia elege delgados para plenária da FASUBRA

Foi realizada hoje uma assembleia do SINTUFF que teve início às 15h no auditório da Escola de Serviço Social no Campus do Gragoatá. A pauta foi a seguinte: 1) Informes; 2) Avaliação de conjuntura; 3) Plenária da FASUBRA.

Além da eleição dos delegados para a plenária da FASUBRA, também veio a tona a necessidade de que o SINTUFF tenha debates onde o tema seja o processo eleitoral que já está acontecendo. Levantou-se também a possibilidade de fazer um debate com candidatos. Ainda não se teve uma resolução sobre que candidatos convidar (governador, senador e deputado) mas ideia foi bem aceita pela plenária e será discutida em outro momento.

SINTUFF na luta pela educação pública



Foto: Samuel Tosta
Na sexta-feira 8/8, uma delegação do SINTUFF participou da marcha em defesa da educação pública, laica e de qualidade. O ato marcou o início do Encontro Nacional de Educação (ENE) e reuniu  diversos movimentos sindicais, sociais e populares do Brasil.
 O protesto  ocupou as ruas do centro do Rio de Janeiro marchando da  Candelária à Cinelândia. Os manifestantes denunciaram o descaso dos governos estaduais e federal com a atual política educacional do país.

Conselho Universitário da Unirio barra adesão à EBSERH



Foto: Zulmair Rocha
A comunidade acadêmica da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) conseguiu barrar na quinta-feira 7/8 a votação, no Conselho Universitário (CONSUNI) da instituição, a adesão da UNIRIO à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), o que significaria a consequente privatização do Hospital Universitário Gafré Guinle (HUGG).

O CONSUNI aprovou ainda, por 21 votos, a proposta dos estudantes, docentes e técnico-administrativos de abrir o debate para buscar soluções para a precarização do hospital que não signifique a entrega da unidade de saúde, ensino e pesquisa à EBSERH. Esta foi uma grande vitória do movimento organizado pelos três segmentos da comunidade acadêmica da UNIRIO, visto que qualquer proposta tem que ser debatida com a comunidade acadêmica para respeitar a autonomia universitária.

O SINTUFF participou com uma delegação somando forças e se solidarizando com os companheiros da Unirio nesta batalha, e continua alerta para enfrentar esta ofensiva do governo, na tentativa de implementar um processo de privatização nos hospitais universitários. Tivemos uma importante vitória. A luta continua! 

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Debate sobre EBSERH e ato no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (UNIRIO)

Ontem o SINTUFF esteve presente no debate sobre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) ocorrido no auditório do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG). Um rico debate que teve a participação do diretor do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, Eduardo Côrtes, e da secretária geral do ANDES, Cláudia March. A mediação da mesa ficou a cargo da presidente da ADUNIRIO Viviane Narvaes.
O evento contou com a presença de diversos parlamentares e candidatos do PSOL dentre eles Tarcísio Motta, candidato ao governo, Pedro Rosa, candidato ao senado, e o deputado federal Chico Alencar.
Na sequência foi convocado um ato em frente ao hospital para levar à população a questão da precarização da saúde como plano de justificar a implantação da EBSERH. Várias falas em defesa da saúde pública e pela manutenção do hospital universitário nas mãos da universidade.
No próximo dia 7/8 o SINTUFF estará presente no CONSUNI da UNIRIO para junto com os demais companheiros barrar mais uma vez a aprovação da Empresa. O conselho será realizado no Campus da Praia Vermelha da UNIRIO às 9:30. O sindicato organizará uma grande caravana para ir defender o HUGG contra este nefasto golpe privativa chamado EBSERH.