segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Eleição para a Delegacia de Base do Gragoatá

Inscrição de Chapas: 12/11
Eleição: 4 e 5/12

Clique aqui e baixe o formulário para a Inscrição de Chapa

Seminário de Aposentados lotado!

O Seminário de Aposentados ocorrido no último dia 25/10 na Casa do SINTUFF trouxe o tema: A Questão do Envelhecimento no Brasil. O evento teve início às 10h com a palestra da Dra. Sara Nigri Goldman (UFRJ), que falou sobre o Estatuto do Idoso lançando um olhar a partir de seus estudos acadêmicos trantando a questão do envelhecimento e a posição do idoso na sociedade. Ela falou acerca dos avanços do Estatuto e do que ainda precisa avançar. Orientou os presente a sempre usarem esse dispositivo legal a seu favor estando sempre municiados para reagir a qualquer discriminação ou desrespeito a seus direitos.
Na parte da tarde houve a participação do grupo A Cena é Nossa do Espaço Avançado da UFF. Com interpretações que faziam menção aos tempos da juventude dos presentes, músicas memoráveis e histórias de amor, os atores guiaram os aposentados numa agradável viagem no tempo. Após a apresentação dos aposentados do A Cena é Nossa, a  Profª Yolanda Boechat (HUAP/UFF) falou sobre o processo de envelhecimento e as mudanças que ocorrem no corpo humano. Alertou sobre cuidados na alimentação, atividades, físicas e diversas formas de como ter um envelhecimento saudável. Em seguida falou a Profª Katia Pedreira Dias (HUAP/UFF). Ela abordou as formas positivas para o idoso enxergar seu processo de envelhecimento. A atividade social, a valorização de suas próprias habilidades e conhecimentos, alertou quanto à inatividade, e trouxe diversas sugestões de formas que um idoso pode viver bem a sua fase de vida. Todas as palestras tiveram ativa participação dos aposentados que compartilhavam suas experiências e tiravam suas dúvidas com as palestrantes.
Mesmo com um dia cheio como esse, a tradicional comemoração dos aniversariantes do mês não foi deixada de lado. Todos cantaram alegres pelos companheiros que completaram mais um ano cheios de vida!
Após um dia enriquecedor, os aposentados tiveram uma confraternização com música ao vivo, muita dança, descontração e alegria! Os aposentados saíram fortalecidos tendo renovada a certeza de que ser aposentado não é ser inativo.



quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Festa das Crianças anima a garotada

No sábado, 12/10 o SINTUFF realizou mais uma edição da Festa das Crianças. Neste ano, o já tradicional acontecimento foi realizado no Fluminense Atlético Clube, conhecido como Fluminensinho. A festa recebeu muitas crianças filhos e netos de associados ao sindicato. Logo na entrada os pequenos foram presenteados com brinquedos. Na quadra do clube várias atrações já estavam montadas aguardando a chegada das crianças. Escorrega, touro mecânico, pula-pula, entre ouras coisas. Um animador de festa também agitou a criançada que se divertiu a valer com as brincadeiras.
Com muita alegria, comida, refrigerante, guloseimas, brincadeiras e descontração, a festa seguiu até o final quando todos satisfeitos se despediram com sorrisos contentes em rostos infantis.



quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Milhares em defesa da educação pública

O Dia dos Professores foi celebrado com milhares nas ruas em defesa da educação pública. A heroica greve dos profissionais da educação é um exemplo de luta e combatividade. Enfrentando ameaças de corte de ponto, demissões e brutal repressão dos governos estadual e municipal a categoria continua de pé de greve e nas ruas contando com o apoio da população e outras categorias. A marcha de ontem, dia 15/10, ocupou as ruas do centro do Rio. Trabalhadores das universidades, bombeiros, petroleiros, Movimento Sem Terra, estudantes participaram da marcha. A unificação fortaleceu a luta da educação e as massivas manifestações estão colocando em xeque os governos Cabral e Paes. 
Logo depois de marcha o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, anunciou a suspensão da liminar que pretendia cortar o ponto dos profissionais e chamou a uma audiência de conciliação com o governo do estado o prefeito e os representantes da categoria. UM TRIUNFO DA MOBILIZAÇÃO UNIFICADA!
 SINTUFF e a Unidos pra Lutar  estão apoiando a greve desde o primeiro dia de deflagração e participaram da marcha fortalecendo esta luta decisiva.

Calendário de Atividades

QUA OUT 17, 14:00
ASSEMBLEIA HUAP
Auditório do Ambulatório

QUI OUT 18, 18:00
AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE SAÚDE MUNICIPAL
Câmara Municipal

QUA OUT 23 15:00
ASSEMBLEIA GRAGOATÁ
Campus Gragoatá

SEX OUT 25, 9:00
SEMINÁRIO DOS APOSENTADOS
Casa do SINTUFF

SEG OUT 28, 15:00
ASSEMBLEIA GERAL
Bandejão

QUA OUT 30, 9:00
CONSELHO UNIVERSITÁRIO
Geociências

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Cem mil nas ruas enfrentam Paes e Cabral em defesa da educação

O povo voltou às ruas, agora em defesa da educação. Os educadores em greve receberam o apoio de outras categorias em luta, da juventude e da população em geral. A manifestação tomou a Avenida Rio Branco e a Cinelândia com aproximadamente 100 mil pessoas.
Ao final do protesto ocorreram conflitos isolados entre poucos manifestantes e a Polícia Militar. Novamente, os grandes veículos de comunicação cumpriram o papel de linha auxiliar dos governos de Sérgio Cabral e Eduardo Paes. Primeiro, contrariando todas as imagens aéreas, jogaram para baixo gorsseiramente a quantidade de manifestantes nas ruas. Depois minimizaram a dimensão da manifestação para colocar ênfase em confiltos isolados. A exemplo do que já havia ocorrido com os bombeiros e as manifestações pela redução das passagens, a ação imediata da grande mídia é novamente tentar desqualificar os protestos. Mas a resposta à manipulação segue a mesma: amanhã vai ser maior.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Ato na Reitoria paralisa completamente os trabalhos

Aprovada em Assembleia Geral a paralisação do dia 3/10 mostrou a força da categoria na defesa dos seus direitos. Os servidores se colocaram na entrada da Reitoria para fazer valer a decisão da Assembleia de paralisar os trabalhos da universidade por um dia como forma de aviso ao reitor. A categoria não ficará calada frente às constantes ameaças que ele tem feito contra direitos históricos, tais como as 30 horas. Uma denúncia "anônima" não pode servir de forma de pressão a fim de desmoralizar os trabalhadores.
Os servidores protestaram na entrada da Reitoria que ficou completamente sem funcionar. Este foi apenas um aviso. Se a reitoria tentar acabar com as 30 horas será imediatamente deflagrada greve. Os servidores deram uma pequena amostra do que é enfrentar uma categoria que tem consciência dos seus direitos e que luta por eles.
Pelas 30 horas! Conta a catraca! Contra a EBSERH!

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Paralisação 3/10


Contra o governo que nos oprime



Rede municipal de educação de Niterói mantém greve e ocupa Prefeitura

Hoje, 2/10, pela manhã os profissionais de educação de Niterói votaram pela continuidade da greve. Após decisão, saíram em passeata pelo Centro com faixas e bandeiras. Ocuparam a Prefeitura a fim de exigir uma audiência com o Prefeito para questionar a intransigência deste governo em negociar as propostas da categoria. Os profissionais de educação protestaram também contra a brutal repressão aplicada ontem contra os trabalhadores da rede municipal de educação do Rio de Janeiro.
O SINTUFF continua dando apoio e se manterá parceiro dos trabalhadores nesta forte luta.