quarta-feira, 29 de maio de 2013

Estudantes de medicina se posicionam contra a EBSERH no CUV

Fotos: Jesiel Araujo
A reunião regular do Conselho Universitário desta quarta-feira (29/5) não teve quórum regimental para ser realizada. Porém, os estudantes de medicina se fizeram presentes no plenário mostrando sua posição contrária à implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). O estudante de medicina, Ighor Rezende, leu uma carta construída pelos estudantes do seu curso em repúdio a EBSERH e falando da situação de ameaça ao ensino que essa medida representa. Fez menção ao famigerado hospital de Santa Catarina e a forma como lá os estudantes de medicina são prejudicados pelo regime de funcionamento da unidade de ensino e saúde. Antes do início da sessão o SINTUFF reproduziu uma edição do vídeo da audiência no MPF do rio sobre a EBSERH (disponível na íntegra no canal do SINTUFF). O estudante também mencionou esse vídeo convidando os presentes a assistir o material que lhe foi de grande enriquecimento.
Pedro Rosa e Lígia em suas falas corroboraram a luta do SINTUFF contra a EBSERH apoiando os estudantes e chamando a unidade para barrar a empresa. Ressaltaram que mesmo com o esvaziamento proposital do CUV, a presença dos estudantes de medicina no conselho é um recado político ao reitor de que a universidade não está alheia aos intentos privatistas do governo.
A presidente da ADUFF, Eblin Farage, esteve presente dando seu total apoio e reforçando a posição do ANDES de total repúdio à EBSERH.
Mesmo em época de eleição, o movimento para impedir a implantação da cruel empresa não para e o sindicato segue na vanguarda desta justa luta.


Carta dos estudantes de medicina ao Conselho universitário




terça-feira, 28 de maio de 2013

Eleição do SINTUFF nos dias 4, 5 e 6 de junho.

O SINTUFF realizará eleição para escolha da Coordenação Executiva e Conselho Fiscal nos dias 4 e 5 de junho (todas as unidades) e 4, 5 e 6 de junho (HUAP e Aposentados). Duas chapas se candidataram: Unidos pra Lutar - A Chapa do Sindicato (Chapa 1) e Oposição - UFF Mobilizada (Chapa 2).

Dias e horários de votação:

- Servidores do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap): 4, 5 e 6 de junho, das 7h às 21h.
- Servidores das demais unidades: 4 e 5 de junho, das 9h às 17h, na própria unidade.
- Aposentados: 4, 5 e 6 de junho, das 9h às 17h, no Campus do Valonguinho, em frente ao Instituto de Matemática e Estatística.

Clique na imagem acima para visualizar as seções eleitorais
Clique aqui e confira o roteiro das urnas itinerantes

Clique aqui e confira a composição das chapas e o regimento eleitoral.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Debate sobre EBSERH no HUAP: especialistas alertam sobre os prejuízos do projeto

O Comitê em Defesa do HUAP e contra a EBSERH em defesa do HUAP realizou um debate no Hospital Antonio Pedro. Foram convidados Luciene Pereira (Presidente da ANTC - Associação Nacional de Técnicos de Controle Externo do TCU) e o Dr. Wladimir Tadeu Baptista Soares (Professor e Médico do HUAP) para debater. A Professora Ana Amélia Silva Rios fez a abertura da atividade.
Luciene, demonstrando profundo conhecimento do projeto de implantação da Empresa Brasileira, explanou brilhantemente acerca de todos os prejuízos que esta medida acarretará para a vida dos funcionários e usuários dos hospitais. Ela destacou ainda os problemas jurídicos que o projeto contêm, principalmente em seu caráter inconstitucional.




O Professor Wladimir  denunciou o caráter privatista do projeto e destacou a importância de conscientizar e divulgar o real objetivo da Empresa, que implica  interesse pelo lucro e não pela saúde das pessoas. Afirmou  a necessidade de manter a mobilização contra a EBSERH.
Servidores, estudantes e médicos estiveram presentes e participaram com perguntas e intervenções. ADUFF fez uma saudação ao início do debate. SINTUFF foi um dos convocantes, como membro do Comitê, colaborou com a mobilização e organização da atividade e participou ativamente da discussão.

Ato de paralisação, em frente ao HUAP, contra EBSERH e em defesa das 30 horas

Como votado nas assembleias, hoje é dia de paralisação de técnicos e docentes da UFF. Hoje pela manhã houve ato em frente ao Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) a partir das 7h. O objetivo do ato era dar visibilidade à paralisação contra a EBSERH e em defesa das 30 horas. Houve panfletagem, intervenções, tanto de militantes como de usuários, e bonecões da Dilma, Roberto Salles e Tarcísio. O companheiro e vereador de Niterói, Renatinho, esteve presente para apoiar o ato e também fez sua intervenção ressaltando a grande importância dessa luta.
Na parte da tarde os lutadores irão à Praça XV para um ato unificado contra a EBSERH que tem início às 14h.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Debate sobre assédio moral faz sucesso em Campos

Foto: Jesiel Araujo
Um auditório com mais de 120 pessoas que compareceram para debater um assunto que está cada vez mais recorrente dentro das universidades: assédio moral. O plenário era bem variado, haviam técnicos, professores, diretores e alunos. A mesa de debatedores foi formada pelo companheiro Oscar Gomes da ASUNIRIO, Luiz Carlos da Coordenação do SINTUFF, servidor em Volta Redonda, o advogado do SINTUFF Jorge Bulcão e o aluno Yuri de serviço social.
Oscar trouxe um grande enriquecimento ao debate expondo diversas situações e variações do assédio moral, assunto em que se tornou profundo conhecedor escrevendo um livro sobre o assunto. Luiz colocou sua experiência como profissional que também sofreu assédio moral em seu setor. O estudante Yuri mostrou que o assédio moral também está presente no meio discente. Os coordenadores Carlos Abreu e José Maria (Pinheiral) também estiveram presentes na organização do evento junto ao valoroso companheiro Murilo que junto a outros servidores deu inicio a mobilização para esse rico debate.

Em breve este debate estará disponível no canal do SINTUFF.

Amanhã paralisação com ato em frente ao HUAP e ato unificado no Rio

Foto: Jesiel Araujo
Ontem, 20/5, as assembleias do SINTUFF e da ADUFF decidiram paralisar amanhã, 22/5, em defesa das 30 horas e contra a EBSERH. Às 7h o SINTUFF convoca um ato em frente ao HUAP para dar visibilidade a mobilização. À tarde haverá um ato na Praça XV a partir das 14h para divulgar a luta contra a EBSERH nas Universidades Federais.
O SINTUFF chama todos os lutadores para travarem mais essa batalha pelo direito básico a uma saúde pública, gratuita e de qualidade!

quinta-feira, 9 de maio de 2013

EBSERH tem dura derrota nos CONSUNI's da UFRJ e UNIRIO

CONSUNI da UNIRIO (foto: Jesiel Araujo)
A união dos três segmentos nas três universidades (UFF, UNIRIO e UFRJ) para lutar contra a EBSERH tem gerado resultados positivos para a luta pela saúde pública. Depois do massivo repúdio por parte da comunidade acadêmica e usuários, detectado através do plebiscito nacional sobre a EBSERH, os companheiros que lutam em defesa de uma saúde 100% SUS mostraram sua força mais uma vez.
CONSUNI da UFRJ (Foto: Zulmair Rocha)
Neste dia 9/5, houve Conselho Universitário (CONSUNI) na UFRJ e UNIRIO. A pauta apresentada propunha adesão à EBSERH. Nesta ocasião o SINTUFF mobilizou-se para ocupar os conselhos das duas universidades. Com faixas, palavras de ordem e determinação de luta, estudantes professores e técnico administrativos tomaram conta dos CONSUNIs e conseguiram pressionar os reitores a retirarem a votação da EBSERH da pauta.
Esses fatos representam uma vitória mas também um alerta para toda comunidade acadêmica. Este recuo pode significar uma manobra por parte das administrações universitárias. É necessário manter a mobilização a fim de evitar surpresas. Por isso a luta contra a EBSERH continua. Este triunfo fortalece a luta contra a empresa dentro do HUAP.
O SINTUFF intensifica a campanha a cada dia e se prepara para a batalha no próximo CUV que se realizará no dia 24/5.