quarta-feira, 27 de março de 2013

CUV aprova resolução barrando controle eletrônico de ponto e reitor não disfarça interesse pela EBSERH

Servidores encheram o auditório em protesto
(Fotos: Zilmair Rocha)
Pressa e ansiedade. Essas duas palavras resumem o sentimento do reitor Roberto Salles e do diretor (não eleito) do HUAP Tarcísio Rivello quando os temas são catraca eletrônica e Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).  A seção do Conselho Universitário (CUV) de quarta (27/3), na Geociências, aprovou resolução indicada pelas câmaras conjuntas assegurando que catracas não serão utilizadas como controle de ponto e a formação de um Grupo de Trabalho (GT) para debater controle de acesso, segurança, escala de trabalho e frequência.
Servidores protestam no CUV
Causou estranheza, contudo, a postura do reitor Roberto Salles que indicou a resolução para ser aprovada, mas logo a seguir bradou: “o último item não impede o controle de acesso”.
Servidores reunidos após o CUV
O diretor (não eleito) do HUAP, Tarcisio Rivello, em sua fala frisou que “é um homem de ação e não de retórica”. Mas não justificou o fato de suas ações não serem deliberadas pelas instâncias deliberativas da UFF como o Conselho Deliberativo do HUAP e o CUV.
Em sua fala, o reitor Roberto Salles demonstrou toda sua ansiedade pela implantação da EBSERH. Afirmou que o caráter da empresa estatal de direito privado é, segundo suas palavras, “100% SUS” e, portanto, não representaria privatização.
A situação é preocupante. A implantação da EBSERH envolve cargos com remunerações vultosas para o alto escalão da estatal de direito privado. A pressa em adotar a EBSERH e instalar catracas aparenta ser o interesse particular de alguns sobrepondo os interesses da comunidade universitária.
O SINTUFF orienta que os servidores do HUAP não aceitem nenhum tipo de cartão eletrônico de entrada por este configurar controle de frequência, ferindo a decisão do CUV. O sindicato está disposto a garantir com mobilização da categoria e judicialmente que a decisão do Conselho seja respeitada. 

segunda-feira, 25 de março de 2013

Ato: 30 Horas Já para a Enfermagem Não Parar


O Ato: 30 Horas Já para a Enfermagem Não Parar será realizado no dia 9 de abril, a partir das 9 horas na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A movimentação tem como objetivo chamar atenção dos representantes políticos para a necessidade da aprovação do Projeto de Lei 2295/00, que regulamenta a jornada de 30 horas para enfermagem – enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. O SINTUFF participará do ato e se soma com toda força a esta luta. 

Resolução das Câmaras Conjuntas do CUV protege 30 horas e impede tratamento diferenciado

Ocupar o Conselho Universitário na quarta (27/3), 9 horas, na Geociências, para barrar a catraca e defender as 30 horas

A categoria obteve êxito na resolução aprovada pelas Câmaras Conjuntas do Conselho Universitário (CUV), na segunda (25/3). O texto, que será apreciado pelo conselheiros na quarta-feira (27/3), aponta para que não haja tratamento diferenciado do controle de ponto. A resolução diz que nenhuma medida de controle eletrônico será implantada enquanto o CUV não debater proposições recomendadas por um Grupo de Trabalho que debata soluções para controle de acesso, segurança, escala de trabalho e frequência.
Apesar da resolução ser positiva é necessário que a mesma seja aprovada no CUV para a categoria obter uma vitória efetiva. O SINTUFF convoca a categoria a comparecer em grande número ao Conselho, que será realizado na quarta-feira, 27/3, 9 horas, na Geociências, Campus Praia Vermelha.

Diretor (não eleito) do HUAP já fala em adesão à EBSERH

Em declaração ao jornal O Fluminense (24/3), o diretor do HUAP, Tarcísio Rivello, comportou-se novamente de forma autoritária. Apesar de resolução contrária do Conselho Universitário e da imensa rejeição à EBSERH entre os trabalhadores do hospital, o diretor falou da implantação da empresa como se fosse uma questão de tempo. Para tanto ignora a existência de um Conselho Gestor e a posição aprovada pelo CUV. O comportamento autoritário do diretor não surpreende, tendo em vista que ele jamais foi eleito pela comunidade do HUAP, apenas indicado pelo reitor. Confira a declaração:
“O processo envolve questões internas. Uma vez solucionadas, assinamos o termo de adesão e será feito um diagnóstico dos aspectos operacionais e organizacionais do hospital. Promovemos três seleções seletivas simplificadas, no entanto, neste momento não podemos mais adotar essa medida porque o fornecimento de mão de obra passou a ser uma ferramenta da EBSERH.”
A postura do diretor coloca a necessidade de uma grande campanha por eleições diretas para a direção do HUAP. As eleições para direção de Enfermagem e para representantes dos servidores no Conselho Gestor comprovam que Tarcísio Rivello não tem base social para ser eleito diretor do HUAP. Tudo indica que a EBSERH é a maneira encontrada por Rivello para seguir no comando do hospital a despeito da comunidade universitária.

Programação do VII CONSINTUFF

Quarta (3/4)
9h Mesa de Abertura.
- Com a presença de movimentos sociais, entidades sindicais e parlamentares ligados às causas dos trabalhadores.
10h Debate "As políticas governamentais diante da crise econômica e a luta dos trabalhadores". 
- Marcelo Freixo (Deputado Estadual)
- Neide Solimões (Executiva da CONDSEF)
- Marinalva Silva Oliveira (Presidente do ANDES-SN)

12h:30 Almoço.
14h Regimento Interno
15h Defesa das teses
15h30 Grupos de Discussão

Quinta (4/4)
9h Proposta de Filiação à Associação Nacional de Sindicatos Independentes Unidos pra Lutar
10h30 Debate: "A situação da UFF na visão dos trabalhadores"
- Eblin Farage (Presidente da ADUFF)
- Ligia Martins (Coordenadora do SINTUFF e da FASUBRA)
12h30 Almoço
14h Mudança Estatutária
16h "EBSERH e FUNPRESP. Grandes mudanças no serviço público"
- Anna Amélia Silva Rios (Médica e titular do Conselho Deliberativo do HUAP).
- Sara Granemann (Docente da UFRJ)

Sexta (5/4)
9h Plenária Final do Plano de Lutas

Confira as teses inscritas ao VII CONSINTUFF

As teses inscritas para o VII CONSINTUFF estão disponíveis nos links abaixo:

UNIDOS PRA LUTAR

UFF MOBILIZADA

AÇÃO UFF

sexta-feira, 22 de março de 2013

Reitoria cancela processo seletivo das vagas dos servidores

A UFF cancelou o processo seletivo das vagas dos servidores. O SINTUFF recebeu a informação que questionamentos do Ministério Público sobre a forma como foram reservadas as vagas levaram ao cancelamento. O site da UFF e da PROGRAD não apresentaram nenhuma nota sobre o cancelamento. O sindicato solicitará uma resposta formal da administração sobre o assunto e qual a previsão para um novo processo seletivo. O SINTUFF permanece atuante para que as medidas de incentivo à qualificação saiam do papel. Em breve, mais informações.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Ato "Segurança é direito de todos"

Faculdade de Economia
A comunidade niteroiense se chocou mais uma vez com a violência que ronda os arredores da UFF. O mais recente ocorrido que ecoou pela grande mídia foi o caso da estudante de economia que foi sequestrada sofrendo tentativa de estupro. Não é de hoje que acontecem esses ataques a estudantes, servidores e professores. Os arredores principalmente da Faculdade de Economia, IACS, Faculdade de Direito e Biomédico já são pontos notoriamente perigosos. A rua do Biomédico (Prof. Hernani Pires de Melo) e a transversal Gen. Andrade Neves já foram há muito tempo apelidadas pelos transeuntes de "rua do perdeu".
É necessário que haja uma política de segurança pública séria não somente para os arredores da UFF, mas para toda Niterói. Hoje o contingente policial da cidade é extremamente insuficiente. A proporção atual é de um policial para cada 600 habitantes, quando o ideal seria um para cada 250, segundo palavras do presidente da Associação de Moradores do Ingá e Boa Viagem, Carlos Augusto Valdetaro, em entrevista ao O Fluminense.
O reitor, após esse trágico acontecido, se colocou em posição de cobrança à prefeitura e disse que vai recorrer ao governo estadual de Sérgio Cabral. Entretanto, essa situação já existe desde antes da gestão de Roberto Salles e ele age como se fosse algo novo. Agora já no fim de sua gestão é que o reitor resolve adotar iniciativas.  
Em resposta a toda essa situação de irresponsabilidade dos governos e omissão da reitoria, ADUFF, SINTUFF e DCE convocam o ato "Segurança é Direito de Todos" para protestar contra a violência.

O ato será nessa sexta-feira, 22/3 e terá concentração na Faculdade de Economia às 16 horas. Compareça e lute contra a violência em Niterói.

Nota de falecimento: Bernardino Martins

Vimos por meio desta publicação notificar a morte do companheiro Bernardino Martins. Falecido no dia 17/03/2013, Bernardino viveu até os 83 anos. Lamentamos a perda e prestamos nossas condolências e pesar a todos familiares e amigos.


VII CONSINTUFF tem 774 delegados inscritos

Camisa do VII CONSINTUFF
As inscrições para o VII CONSINTUFF foram encerradas com 774 delegados credenciados, superando os números do congresso anterior. O SINTUFF enaltece a grande participação da categoria, que é decisiva na preparação das lutas e desafios atuais e futuros. O congresso será realizado nos dias 3, 4 e 5 de abril, no Fluminense Atlético Clube.



Exibir mapa ampliado

Local onde será realizado o congresso

terça-feira, 19 de março de 2013

Ato na Reitoria contra a instalação da catraca eletrônica

A arrogância da administração do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) se revela mais uma vez. Na madrugada de segunda (18/3) para terça (19/3) o diretor do HUAP, Tarcísio Rivello, a revelia da decisão do Conselho Universitário (CUV), autorizou a instalação de três catracas eletrônicas sendo uma delas na entrada da Faculdade de Medicina. Ora, se o discurso é que as catracas servirão para controle de acesso de usuários, para que então uma catraca especificamente em frente a este setor. Cai por terra a falácia da administração e a ameaça ao direito das 30 horas se torna cada vez mais evidente.
Ciente desse ocorrido o SINTUFF convocou um ato na Reitoria para protestar contra essa atitude autoritária e também seguindo a orientação da FASUBRA em fazer de hoje um dia nacional de luta. Houve panfletagem e coleta de assinaturas para um abaixo-assinado contra a medida que a administração tanto insiste em efetivar. O professor decano da UFF, Heitor de Moura, recebeu uma comissão do SINTUFF para debater acerca do ponto eletrônico. Os representantes do sindicato reivindicaram que o reitor deveria se posicionar contra a medida de Tarcísio que feriu decisão da instância máxima da universidade. E citaram a lei que sugere a instalação de pontos eletrônicos, defendendo que não existe exigência alguma de instalação. Antes o documento reza que o processo deve se iniciar em todos os órgãos federais a começar pelo Distrito Federal, depois pelas capitais e por último as demais cidades. Nessa escala, a UFF seria uma das últimas universidades a instalar o ponto eletrônico e não uma das primeiras. Em Brasília não se tem notícia de pontos eletrônicos em órgãos federais, tampouco em capitais. Sendo assim por que essa urgência em implantar esse sistema na UFF?
O SINTUFF é contra qualquer controle eletrônico seja agora ou em qualquer época. O valor e e a efetiva produção do trabalhador não pode ser numérica e eletronicamente medida. Ponto eletrônico não!

Estudante de Economia da UFF é atacada e sofre tentativa de estupro na saída da Faculdade.

IACS e Faculdade de Economia estão situados em região com forte incidência de assaltos

Reportagem publicada pelo O Fluminense, edição de terça (19/3), abordou um ataque de dois homens contra uma estudante de Economia da UFF. A estudante foi rendida no instante que entrava entrando em seu carro. Os criminosos tentaram violentar a jovem, que resistiu e foi abandonada em um dos acessos ao Morro do Cavalão em Icaraí.
Esta situação apenas evidencia uma realidade que atravessa mais de uma década pelo menos. A insegurança nos arredores dos campi da UFF. A mesma realidade das imediações dos campi do Ingá se repete no Gragoatá, especialmente no caminho que liga a universidade à estação das barcas.
A reitoria mantém nos últimos anos uma relação complacente com a prefeitura (seja ela do PDT ou do PT) e com os governos federal e estadual, que deveriam investir em segurança, assim como em educação e emprego. As UPPs tão propagandeadas pelo governo do estado apenas transferiram de lugar a criminalidade. Niterói e São Gonçalo serviram de "exílio" para muitos criminosos que estavam instalados nas comunidades ocupadas pela polícia "pacificadora". Não há efetivo policial nas ruas suficiente, além deste ser mal remunerado (vide a greve da polícia em 2012) e treinado muito mais para oprimir os pobres, os negros e os movimentos sociais que efetivamente combater os crimes.
Situações assustadoras como esta se repetem de tempos em tempos, sem um posicionamento e medidas contundentes da reitoria da UFF, que parece preferir ver a situação como ocasional ou corriqueira. Certamente para não se confrontar os governantes.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Fora Marco Feliciano! Fora Renan Calheiros!

Declarações racistas e homofóbicas de Marco Feliciano
Após muitas manifestações contrárias, o deputado Marco Feliciano (PSC) foi eleito presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Um verdadeiro escândalo nacional, ainda mais com o passado tenebroso de preconceito e racismo que esta figura tem e que já foi alvo de polêmicas e investigações por parte da OAB por essas declarações. É importante lembrar também que o deputado Jair Bolsonaro faz parte desta comissão.
A massiva reação pelas redes sociais e protesto em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belém contra a posse de Marco Feliciano na comissão foram importantes respostas e geraram grande repercussão.
Esse processo se soma à demora na aplicação das penas aos mensaleiros, eleição de Renan Calheiros para presidência do Senado, assim a presença nefasta de José Genoíno e João Paulo Cunha, condenados no julgamento do mensalão, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Em troca de garantias para manter sua base aliada, o governo e o PT foram cedendo importantes comissões na Câmara e Senado para figuras reacionárias e antagônicas as pautas das comissões, como no caso da comissão de meio ambiente, presidida por Blairo Maggi (PMDB-MT) que chegou a receber a motosserra de ouro do Greenpeace por ser o campeão em desmatamento quando foi governador do Mato Grosso ou Genoino e João Paulo Cunha, na comissão de constituição e justiça.
O SINTUFF engrossa a luta pelo “Fora Feliciano”, assim como pelo “Fora Renan”, a exigência pela imediata condenação dos mensaleiros e cassação dos mandatos dos condenados José Genoino e João Paulo Cunha.

Dia Nacional de Luta da FASUBRA

Atenção Categoria!

Terça (19/3) será o Dia Nacional de Luta na FASUBRA. Haverá uma reunião com representantes do governo, onde haverão pressão da categoria pelo cumprimento do acordo de greve.
Na UFF, o sindicato fará desse data um dia para protestar contra a instalação de catracas nos setores de trabalho que ameaçam o direito às 30 horas.

Portanto, ato na Reitoria, nesta terça (19/3), às 9h, para mostrar à administração da UFF que a categoria não aceitará esse ataque aos direitos dos trabalhadores.

quarta-feira, 13 de março de 2013

SINTUFF debate situação das mulheres trabalhadoras.


O debate organizado pelo SINTUFF para debater a situação da mulher trabalhadora na sociedade capitalista colaborou para aprofundar uma discussão necessária na categoria. O evento ocorreu no dia 12 de março na Escola de Serviço Social da UFF.
As debatedoras convidadas Eblin Farage (Diretora de ADUFF), Eloísa Mendonça (Unidos pra Lutar) e Danielle Jardim (Coletivo Nacional de Mulheres do PSOL) explanaram competentemente acerca da situação de violência, exploração e opressão as quais são submetidas as mulheres historicamente e  na atualidade. 
As servidoras e estudantes presentes saudaram a iniciativa deste debate. Um  vídeo representando a luta das mulheres em todo o mundo encerrou o evento. As participantes ganharam  uma lembrança com uma frase do escritor José Martí que simbolizou o espírito da atividade: "Nada causa mais horror  à ordem do que mulheres que lutam e sonham". O SINTUFF agradece e parabeniza a todas as mulheres da categoria e se compromete a continuar  lutando por seus direitos e reivindicações. 


segunda-feira, 11 de março de 2013

Dia Internacional da Mulher: SINTUFF participa de marcha pelos direitos das mulheres.

Manifestação em Brasília
O SINTUFF participou na sexta-feira 08/03 da marcha em defesa dos direitos das mulheres, realizada no Centro do Rio de Janeiro.  Nossas lutadoras demostraram sua força e convicção levantando e agitando as bandeiras: "Salário igual para homens e mulheres!", "Basta de violência contra as mulheres!" e "Ampliação de Creches Públicas".
No mesmo dia,  a delegação do SINTUFF, que participava em Brasília de manifestação pelo cumprimento do acordo da greve, não deixou passar a data em branco, vestindo a cor lilás, em referência ao 8 de março.
 

Mulheres e homens juntos combatendo o machismo
Manifestação no Centro do Rio de Janeiro
O SINTUFF impulsiona esta luta e convida seus filiad@s para participar do Debate "A luta das mulheres contra exploração e opressão capitalista" no dia 12/3, às 14h, no Auditório da Escola de Serviço Social, no Gragoatá.

Ficha de inscrição ao VII CONSINTUFF

O VII CONSINTUFF se aproxima e o  SINTUFF conta com a ampla participação da categoria. Para facilitar as inscrições, o sindicato colocará bancas em vários pontos da universidade a partir de quarta-feira (13/3). As bancas funcionarão das 9h às 12h e das 13h às 16h. Também serão aceitas inscrições por telefone e e-mail.

Inscreva-se já!

Pontos de inscrição

- Porta da Reitoria
- Hall dos elevadores do HUAP
- Gragoatá, próximo ao Bandejão

 Inscrições de delegados

As fichas de inscrição do VII CONSINTUFF poderão ser entregues entre os dias 4 e 20 de março. Os locais para entrega são: sede do SINTUFF no Valonguinho (das 9 às 18h) e subsede do HUAP (das 7 às 17h).

CLIQUE AQUI para baixar a ficha de inscrição:

Inscrições de teses

As teses poderão ser inscritas no dia 22/3/2013, na sede do SINTUFF no Valonguinho, das 9 às 18 horas. Cada tese deverá ser assinada por um número mínimo de 15 sindicalizados. É estritamente proibido assinar mais de uma tese. As teses poderão conter 25.000 caracteres (com espaços).

quinta-feira, 7 de março de 2013

SINTUFF participa de Marcha em defesa da educação pública

A Marcha em defesa da Educação lotou a Avenida Rio Branco no centro do Rio de Janeiro. A unidade de diversos setores da educação resultou em uma mobilização combativa. A marcha era parte da programação do Congresso Nacional da ANDES, entidade sindical nacional dos professores universitários. Pela tarde os docentes  de todo o país reunidos na UFRJ, pararam seus trabalhos e se dirigiram em peso para a marcha.  O SEPE (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação) que realizara previamente uma assembleia e cumprira um dia de paralisação engrossou a mobilização.
Faixas com os dizeres "Tem dinheiro para Copa, tem que ter pra educação" transmitiram o espírito da marcha. O governo está precarizando a educação entretanto gasta milhões nas grandes obras da Copa.

O SINTUFF e Unidos pra lutar participaram da mobilização, acreditando que a unidade das lutas é uma política necessária para golpear com força os planos de ajustes do governo. 

segunda-feira, 4 de março de 2013

Debate "A luta das mulheres contra a exploração e opressão capitalista"


Conquista do SINTUFF

Publicado edital com 51 vagas na graduação para servidores


Foi publicado um novo edital referente a 51 vagas dirigidas aos técnicos administrativos nos cursos da UFF (http://www.vestibular.uff.br/2013/servidor). E segundo o pró-reitor de Graduação, Renato Crespo, a turma de Gestão Pública, para formação em tecnólogo será anunciada em breve.
O SINTUFF cobra audiência com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPI) para debate um percentual de vagas na pós-graduação, como já existe em várias universidades.
A carreira e os avanços no incentivo à qualificação foram conquistas das greves. É necessário manter a mobilização para que a UFF incentive seus trabalhadores a avançar nos estudos.

Diretor do HUAP anuncia instalação de catraca eletrônica, mas SINTUFF consegue adiar no CUV

O SINTUFF denuncia constantemente a intenção da administração central da UFF em instalar ponto eletrônico como controle de frequência. Não é novidade, há dois anos o reitor fez a mesma ameaça, com a acusação de que alguns trabalhadores do HUAP não cumprem a carga horária e por isso seria necessário instalar ponto eletrônico. Após várias manifestações contrárias, o reitor Roberto Salles veio ao hospital e, numa reunião com as chefias, prometeu que não instalaria qualquer controle de ponto eletrônico antes de debater com os trabalhadores do HUAP.

Agora a mesma ameaça

Com a desculpa de controle de acesso, o diretor e o reitor querem instalar a catraca eletrônica. O SINTUFF não é contrário ao controle de acesso, desde que seja com portarias e crachás. Qualquer controle eletrônico põe em risco as 30horas.
Não há lei que obrigue a instalação de ponto eletrônico. Qual a intenção do reitor? Foi eleito com a promessa de fazer cumprir as 30 horas. A intenção da catraca é atacar o direito dos trabalhadores, demonstrando submissão às intenções do MEC.
Onde há maior interesse pela privatização a pressão aumenta, pois empresas sempre buscarão a produção quantitativa para obter mais lucros. E a catraca faz parte desse pacote.
O reitor e o diretor do Hospital não estão de brincadeira. Estão empenhados na instalação da catraca eletrônica e a categoria precisa dar uma resposta urgente.
Os trabalhadores não são vagabundos, nem irresponsáveis. O controle de presença é atribuição das chefias.  Os servidores querem que o reitor venha ao HUAP e faça a assembleia com o s trabalhadores como havia prometido.
Para completar a política da UFF contra os servidores, começando pelos do Antônio Pedro, também tentam acabar com a escala 12 x 36, penalizando dezenas de funcionários.

No Conselho Universitário, SINTUFF consegue adiar as medidas no HUAP

Quarta (27/2), na reunião do Conselho Universitário (CUV), os conselheiros do SINTUFF, Pedro Rosa e Ligia Martins, apresentaram a denúncia destes acontecimentos no HUAP. Cobraram do reitor Roberto Salles, que durante a campanha que o elege garantiu não colocar catraca eletrônica no hospital, sem antes debater com os próprios funcionários do hospital. Os representantes do sindicato também exigiram que não deveria haver tratamento diferenciado na universidade.
Infelizmente o reitor Roberto Salles afirmou que a catraca era necessária para combater vários médicos que não trabalham, ganham muito bem a insalubridade e não atendem o numero suficiente de pacientes. Para o sindicato este é um argumento fajuto, pois não se pode punir a grande maioria pelos erros de alguns poucos. Se existe gente que não trabalha, que seja dada a falta, não há necessidade de catraca para isso.
Após feitas as denúncias, o CUV acatou a proposta que o sindicato apresentou pela não instalação da catraca e para não haver tratamento diferenciado, com o reitor convocando uma assembleia dos estudantes e trabalhadores do HUAP no intuito de debater os problemas de escala, segurança e acesso. Com isso, até dia 27/3 nada pode ser imposto sem antes haver debate no CUV. Uma vitória da resistência e dos trabalhadores com seu sindicato.
O SINTUFF alerta a todo servidor para entrar nesta luta. A ameaça está explicita. O reitor, o diretor do HUAP e das unidades baixam a cabeça a toda intenção do MEC e das empresas privadas que querem se apossar da saúde e da educação.