quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Problemas de alagamento na biblioteca do direito perduram

Dois anos após a denúncia do alagamento da biblioteca da Faculdade de Direito, os problemas continuam presentes no setor. As irregularidades na estrutura desse setor se tornaram mais evidentes no ano das chuvas que varreram Niterói fazendo muitas vítimas principalmente no morro do Bumba. Na ocasião a biblioteca, que é subterrânea, ficou completamente alagada. Livros foram danificados e muitos sequer puderam ser recuperados.
Essa situação ainda se mantêm e o SINTUFF pôde comprovar através de fotos feitas no local na última terça-feira, 18/12. Veja abaixo a situação em que se encontra a biblioteca.


  









O SINTUFF continuará cobrando a Reitoria tanto como fez no útlimo CUV de hoje (19/12) como indo ao gabinete do reitor para cobra uma resposta acerca desta situação.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Debate sobre Carreira e tabelas do acordo de greve


Clique na imagem acima para ver a tabela 2012


Clique na imagem acima para ver a tabela 2013

Clique na imagem acima para ver a tabela 2014

Clique na imagem acima para ver a tabela 2015
Nova tabela de incentivo à qualificação a partir de janeiro de 2013

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

SINTUFF apresenta pauta de reivindicações dos campi do interior à Reitoria


Fotos: Jesiel Araujo
No dia 13/12 a Coordenação do SINTUFF e representantes dos campi de Nova Friburgo, Volta Redonda, Macaé, Pádua, Pinheiral e Campos apresentaram ao Vice-reitor Sidney Mello uma pauta de reivindicações refletindo os diversos problemas que sofrem os funcionários do interior. O sindicato promete cobrar a reitoria providencias e soluções rápidas das demandas.  
A seguir a pauta apresentada:

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO:
- Curso tecnólogo em segurança no trabalho para servidores.
- Programa Qualidade de Vida estendida aos interiores;
- Bandejão em todos os campi, sem que haja controle eletrônico na entrada.
- Criação de Comissão de Assédio Moral.
- Mapeamento de risco e identificação da necessidade de aquisição de EPI´s.
- Política de Exame periódico.
- Uniformes
- Adicional de insalubridade – atualizar os laudos dos campi.
- Posto médico nos campi. Assistência ao trabalhador que adoece no ambiente de trabalho.
- CIPAS e Brigadas de Incêndio

INCENTIVO A QUALIFICAÇÃO E CAPACITAÇÃO
- Reserva de vagas para servidor em toda a graduação e pós; constituição de turmas pós médio ou tecnólogo aos servidores, também nos campi.
-Turma de pós-graduação para servidores dos campi.
- Cursos de capacitação regular em todos os campi, presencial ou semipresencial.
- Políticas de creche a exemplo de Niterói.

DEMOCRACIA E TRANSPARÊNCIA NA UFF
- Vagas para todos os colegiados dos campi.
- Urgente definição sobre polo, unidade, campi, com critérios claros de funcionamentos e direitos trabalhistas.
- Ampliação do número de vagas dos técnicos no CUV.
- Contra a instalação de qualquer Ponto Eletrônico.
- Conselhos gestores paritários e transparentes nas diversas unidades do interior.
- Reconhecimento para que técnicos possam coordenar projetos acadêmicos.

RESPEITO AOS DIREITOS TRABALHISTAS
- Pela abertura de concurso pelo RJU em todos os campi, para evitar que a expansão gere sobrecarga de trabalho. - Regras sobre remoções dentro da universidade, para evitar que haja perseguição, ameaça de saída dos campi em que estão lotados;
- Programa de Permanência de pessoal nos campi - Elaborar regras de remoção interna, a fim de facilitar a permuta de pessoal entre os campi antes da realização de concurso público, empregando, para tal, critérios transparentes e democráticos.
- Criação de Protocolos em todos os campi.
- Auxilio a Transporte. Que seja mudado a forma de pagamento do auxilio transporte aos campi.
- Dimensionamento da terceirização na instituição, com apresentação do impacto financeiro na mesma. Que sejam entregues os contratos dos terceirizados, suas funções, visto que ferem a lei.
- Que a universidade não permita que bolsistas de pesquisa e extensão realizem atividades de técnicos administrativos. Não permitir que empresas terceirizadas tenham acesso as senhas dos sistemas da universidade que são de responsabilidade única de servidores do quadro.
- Efetivação da liberação de representantes sindicais dos campi, bem como liberdade de participação dos mesmos em atividades sindicais durante a jornada de trabalho.
- Reserva de sala de convivência e livre organização aos funcionários.

VOLTA REDONDA
- Ônibus para se transportar nas unidades (vila e aterrado)
- Licitação da cantina e construção imediata do bandejão.
- CGU

NOVA FRIBURGO
- Ampliação do espaço físico do campi, pois está menor que a expansão.
- Licitação e transparência para o serviço da copiadora no campus.
-Transparência na obra. X.
- Vigilância permanente à situação das encostas.

ORIXIMINÁ
- Internet adequada, considerando o crescente isolamento.
- Malote
- Entrega dos documentos dos aposentados no campus e não pelo correio.
1-Que o DDRH, junto a DTA possa realizar com a maior brevidade possível cursos e treinamentos para capacitação dos servidores da U.A.J.V, nas seguintes áreas: Técnico Administrativo, Técnico em Agropecuária, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Nutrição e Vigilante.
2-Solicitamos ao Reitor os mesmos direitos que os servidores da UFF têm em outras unidades, como serviço Odontológico, Médico, Psicológico e alimentar, semelhante ao DAC/UFF.
3-Que os servidores e seus familiares possam ter um atendimento médico no H.M.S.D.S., diferenciado do SUS.
4-Realização de concurso público ou reposições dos servidores que foram transferidos da U.A.J.V. para outras unidades da U.F.F., falecidos e aposentados, uma vez que o quadro de servidores da U.A.J.V já possuiu 30 servidores, e hoje apenas 15 são da U.F.F. lotados na U.A.J.V.
5-Que a direção seja transparente na administração da Unidade informando os funcionários acerca dos recursos repassado da Reitoria para a U.A.J.V. (via Associação).
6-Concurso público.

PINHEIRAL
- Pagamento do adicional de Insalubridade, pois tem laudo, e somente os funcionários da UFF seguem no prejuízo.
- Pela manutenção de vinculo com a UFF para ter política de recursos humanos.
- Muitos em fase de aposentadoria. Será possível ter preparação para essa nova fase.

PURO (Rio das Ostras)
- O problema do espaço físico, desproporcional a expansão.
- Como resolver a questão da lotação visto em vigor o debate sobre unidade e polo, para evitar maiores conflitos da relação chefia, docentes, técnicos.
- O problema das funções administrativas sob controle docente. Que as funções administrativas sejam exclusivas dos TAs

MACAÉ
- Garantia imediata de mais funcionários, pois a desproporção entre funcionários e estudantes é a maior de todos os campi provocando desvio de função.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Chapas 2 e 3 vencem eleição para o Conselho Deliberativo do HUAP

A eleição para o Conselho Deliberativo do HUAP confirmou os nomes já anteriormente aprovados em Assembleia realizada pelo SINTUFF com os servidores do hospital. Foram eleitas Marcia Azeredo e Ligia (Chapa 2) e Anna Amélia e Cirlene (Chapa 3) para a composição de titulares e suplentes do referido conselho. O resultado expressou uma vitória política para o sindicato e a Unidos pra Lutar, assim como o fortalecimento da mobilização para barrar a EBSERH, o ponto eletrônico e por democracia no HUAP. As duas chapas eleitas obtiveram somadas 73% dos votos, compõem o mesmo campo político e venceram apesar do fato inusitado de precisarem pedir votos separadamente. O mandato será de dois anos, permitida uma recondução. Confira o resultado:

Chapa 2 = 238  40% (Marcia Azeredo e Ligia)
Chapa 3 = 195  33% (Anna Amélia e Cirlene)
Chapa 1 = 165 27% (Marcia Carvalho e Ezequias)

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Debate impulsiona campanha pela anulação da Reforma da Previdência

Foto: Zulmair Rocha
O evento foi o pontapé inicial para impulsionar na UFF uma campanha nacional pela anulação da Reforma da Previdência. Com as recentes condenações dos chamados "mensaleiros" ficou comprovada a compra de votos para a aprovação da reforma, o que deveria torná-la inválida. Uma recente decisão de um juiz a favor de uma aposentada, que voltou a receber dentro dos parâmetros anteriores a Reforma da Previdência, foi uma faísca que contribuiu para intensificar esse movimento de luta contra o abuso da reforma.
O debate contou com a presença de Maria Lucia Fattorelli, da Auditoria Cidadã da Dívida e Babá, ex-deputado expulso do PT por votar contra a Reforma da Previdência. O SINTUFF já está engajado nesta campanha chamando diversos movimentos e sindicatos a levantar essa bandeira.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Vamos ao CUV para combater a EBSERH



Festa de Fim de Ano: o SINTUFF vai até você

A já tradicional Festa de Fim de Ano do SINTUFF é um dos eventos mais esperados pela categoria. Momento de alegria e confraternização onde todos os companheiros relembram os bons momentos e se congratulam por mais um ano de lutas.
Nesse ano o sindicato adotou uma iniciativa para facilitar a entrega dos convites aos associados. Montou um esquema de postos espalhados pelos campi onde um atendente recebe os sindicalizados que queiram solicitar seu convite. O resgate é feito na hora e o associado já sai com seu convite em mãos e pronto para a festa. Crianças com até 5 anos de idade não contam como acompanhante.



Valonguinho
Gragoatá


Praia Vermelha (Engenharia)

Reitoria

HUAP
Os campi onde o SINTUFF instalou os postos de atendimento são: Valonguinho (na entrada do campus), Gragoatá, Praia Vermelha, Reitoria e HUAP.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Abertas inscrições para processo seletivo de vagas na graduação destinadas a servidores (5 a 7 de dezembro)

Após alguns anos de luta do SINTUFF, a reitoria começa a atender a reivindicação por vagas para servidores na graduação. Foram abertas inscrições para processo seletivo, que se encerram nesta quinta-feira (7). Confira o Edital:


terça-feira, 4 de dezembro de 2012

IV Seminário de Aposentados e Pensionistas do SINTUFF é sucesso de participação

Fotos: Zulmair Rocha
O IV Seminário de Aposentados e Pensionistas do SINTUFF foi um sucesso! Cerca de 200 aposentados e pensionistas estiveram presentes. O Seminário, realizado no Clube Canto do Rio, nos dias 20 e 30 de novembro de 2012, abordou temas de interesse dos aposentados durante dois dias. Os convidados às mesas debateram sobre a situação e as lutas dos aposentados pelo Brasil. Especialistas em gerontologia e psicologia voltada para a terceira idade expuseram sobre a qualidade de vida do idoso. Outras entidades sindicais foram convidadas e participaram do seminário. Estiveram presentes SEPE, ASAV, SINDSPREV, FASUBRA, SINTUR-RJ, ASPI-UFF, ADUFF e MOSAP. Os vereadores Renatinho (PSOL) e Paulo Eduardo Gomes (PSOL) também compareceram.
A forte participação dos aposentados expressou que a presença deste segmento nas lutas do SINTUFF já é uma tradição! Um vídeo exibido durante o evento mostrou  um pouco da trajetória dos aposentados do sindicato com uma rápida retrospectiva dos anos anteriores, rememorando lutas e conquistas.
Foram votadas resoluções com diversas demandas e posicionamentos políticos. Entre as principais, o rechaço à implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e a participação na campanha pela anulação da Reforma da Previdência. Foram encaminhadas ainda demandas para apresentar à reitoria, a exemplo da reivindicação de um atendimento de saúde adequado e acesso a cursos de qualificação.
O Seminário foi encerrado com um animado baile com banda ao vivo. Depois de muito trabalho, os aposentados convidaram todos os presentes para se confraternizarem. O IV Seminário demostrou que os aposentados do SINTUFF seguem na luta, incansáveis e imbatíveis!



Vídeo exibido no Seminário