quinta-feira, 26 de abril de 2012

Unidos contra contra a EBSERH


Companheiras e Companheiros,

Segue mais abaixo o manifesto da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde, que apresenta os argumentos e justificativas que fazem os seus integrantes serem contrários que a gestão dos Hospitais Universitários (HUs) do Brasil passem a ser geridos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).


Se você é integrante de alguma instituição, projeto acadêmico, partido político, movimento social, agrupamento político, movimento popular, sindicato, Organização Não-Governamental (ONG) ou qualquer outro tipo de entidade/organização, e concorda com o texto, por favor, pedimos que você comunique o manifesto aos seus companheiros, e solicite a assinatura da entidade/organização ao manifesto!

Envie as assinaturas no endereço eletrônico (e-mail)


ou

pelasaude@gmail.com

Para assinaturas individuais e não de entidades/organizações (assinaturas de pessoas), assine o abaixo-assinado clicando aqui

Se você quiser baixar o documento do manifesto (.pdf), clique aqui

Querendo ter acesso a mais documentos e textos que tratam sobre a EBSERH, clique aqui

FONTE: www.contraprivatizacao.com.br

Vídeo XXI CONFASUBRA

Uma grande presença da delegação do SINTUFF pôde ser percebida não só pelas manifestações com palavras de ordem mas também pelas contundentes intervenções que expuseram o governos e seus aliados. Veja aqui um pequeno resumo do que foi o XXI CONFASUBRA.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Bombeiros visitam SINTUFF e convocam passeata para 20/5

Na tarde de 24/4, o SINTUFF recebeu a visita dos bombeiros Daciolo, Balthar e Leal, que estão procurando os sindicatos das diversas categorias para construir uma grande manifestação unificada de trabalhadores civis e militares na Praia de Copacabana no próximo dia 20 de Maio.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Assembleia aprova indicativo de greve, paralisação e passeata da Candelária à Cinelândia para amanhã 25/04


Hoje aconteceu uma assembleia onde foi apresentada uma avaliação do XXI CONFASUBRA. Foi encaminhado também o plano de lutas resolvido no congresso. Os delegados que participaram do evento expressaram sua opinião sobre a conjuntura atual pós-congresso reafirmando a importância de ser parte desta importante experiência política.
Foi votado e aprovado o indicativo de greve proposto e paralisação para amanhã, 25/04 seguindo a determinação do CONFASUBRA. A orientação é fazer uma grande mobilização com panfletagens, convencimento e diálogo com a população. Também haverá uma passeata unificada dos servidores públicos da Candelária à Cinelândia às 16h no mesmo dia.

Portanto amanhã é dia de luta! Vamos unidos cruzar os braços e ir às ruas para fazer ouvidas nossas reivindicações. A partir das 8h haverá panfletagem nos setores da UFF. Um grupo se encontrará às 7:30h no Valonguinho para organizar o início da panfletagem. É importante que cada servidor converse com seus colegas, estudantes, professores e convoque todos para apoiar essa justa luta. 
Às 15h todos devem se encontrar na entrada do Valonguinho para organizar a ida à passeata Candelária - Cinelândia.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Massacre de Eldorado de Carajás completa 16 anos!

No dia 17 de abril de 1996, um grupo de 21 trabalhadores rurais sem-terra foi morto pela polícia militar, quando faziam uma marcha em protesto contra a demora na desapropriação de terras no interior do Pará. A marcha era composta por mais de 1500 pessoas.
As investigações mostraram que os assassinatos foram realizados de maneira cruel; vários corpos foram encontrados com balas na nuca. Mesmo após estas provas, nenhum dos responsáveis foi punido.
O dia 17 de abril passou, a partir de então, a ser um dia de luta pela reforma agrária no Brasil. Em diversos momentos, como em 2007, os servidores públicos federais realizaram paralisações e lutas neste dia.
Confira o vídeo Marcha Interrompida, que fala um pouco sobre o acontecimento de 1996:


Fonte: Bernardo Pilotto (SINTEST-PR)


MST intensifica 'abril vermelho' e faz ocupações, diante da intransigência do governo

A jornada de lutas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) - realizada todos os anos no mês de abril, em homenagem aos 21 mortos no Massacre de Eldorado dos Carajás (PA), em 1996 – chegou à Brasília (DF), na manhã desta segunda-feira (16), com a ocupação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
De acordo com o coordenador nacional do MST, Valdir Misnerovizc, a mobilização em Brasília conta com 1,5 mil pessoas e tem três grandes objetivos. O primeiro diz respeito à violência no campo. Dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT) apontam que 11 assassinatos relacionados à luta pela terra – e não só ao MST - aconteceram somente este ano no Brasil. De janeiro a novembro de 2011 foram 23. Neste mesmo período, 172 lideranças foram ameaçadas de morte, um crescimento de 107% em relação a 2010. “Amanhã [17 de abril] fazem 16 anos do Massacre de Eldorado e nenhum assassino ou mandante está preso, apesar de condenados. A impunidade tem servido para continuarem matando, é garantia de que o Estado não vai fazer nada”, disse.
Os dois comandantes da Polícia Militar condenados há 220 anos de prisão devido ao massacre estão soltos por força de liminar.
Os outros dois objetivos são a cobrança de terras para cerca de 190 mil famílias que estão acampadas e medidas que incentivem o desenvolvimento dos assentamentos já existentes. “A reforma agrária que está paralisada e esse é um dos motivos para a o aumento da violência no campo”, alertou Misnerovizc.
Uma das reivindicações do movimento é a liberação de 60% do orçamento anual do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), cujo contigenciamento foi anunciado este mês.
A ausência de iniciativas do governo Dilma Roussef para fazer avançar a reforma agrária coloca na ordem-do-dia a necessidade dos sem-terra se rebelarem contra o governo e se unirem aos demais setores da classe trabalhadora prejudicados pela gestão PT-PMDB no Planalto. (Nota do SINTUFF)

Manifestações pelo país

Iniciada na semana passada, a jornada de lutas já protagonizou ações em sete estados, além do Distrito Federal, segundo o MST.
No Pará, a juventude do movimento realiza o 7° Acampamento Pedagógico “Oziel Alves”, em Eldorado dos Carajás, no local onde ocorreu o massacre.
No Ceará foram ocupadas a sede do governo estadual em Fortaleza, o Palácio da Abolição, e uma fazenda no município de Crateús.
Na Bahia quatro áreas foram ocupadas nos municípios de Alcobaça, Prado, Mucuri e Teixeira de Freitas, sendo três delas pertencentes à empresa Suzano Celulose.
Em Pernambuco houve a ocupação da fazenda Serra Grande, no município de Gravatá.
No Paraná houve protestos na sede do Incra, em Curitiba.
No Rio Grande do Sul foram ocupadas uma área do Governo Federal, localizada no município de Sarandi, na qual se faz testes de vacina da febre aftosa, e uma fazenda em Santa Margarida do Sul, em processo de desapropriação há mais de três anos.
No Mato Grosso a BR 163 foi trancada no município de Sorriso, norte do estado.

(Fonte: Insituto Humanbitas Unisinos)

segunda-feira, 16 de abril de 2012

XXI CONFASUBRA aprova calendário de lutas e Estado de Greve


Em votações que entraram pela madrugada de domingo (15), os delegados do XXI Confasubra aprovaram um calendário de lutas, que contempla a imediata entrada em Estado de Greve. Confira:

25/04 - Participação dos TAEs no Dia Nacional de Luta com paralisação.
09 e 10/05 - Paralisação Nacional com os Eixos: Reajuste emergencial (com negociação das pautas protocoladas no MEC e MPOG), elevação do Piso  Salarial, aumento do auxílio alimentação, racionalização, aposentados e Anexo IV.
17/05 - Envio de Caravanas à Brasília
30/05 - Data limite para encerramento das negociações com o Governo Federal.

Oposição Unificada vence eleição da FASUBRA e elege dois coordenadores gerais da entidade

Lígia Martins e Pedro Rosa compõem a nova direção da FASUBRA


No domingo (15) foi eleita a nova direção da FASUBRA SINDICAL. O resultado da votação foi uma grande vitória dos setores combativos da FASUBRA. Os setores governistas saíram divididos em três chapas, enquanto as teses de esquerda se uniram na chapa Oposição Unificada, formada por Unidos pra Lutar, Vamos à Luta, Base e PS Livre. Dos três coordenadores gerais da entidade, dois serão da chapa anti-governista.
A posse da nova diretoria ocorreu no Centro de Convenções do Hotel Golden Park, em Poços de Caldas
(MG), ocorreu o XXI CONFASUBRA, e foi acompanhada por delegados que esperaram durante toda a tarde para conhecer seus novos representantes em esfera nacional.
Dos 25 coordenadores, 2 serão do SINTUFF, ambos pela chapa Oposição Unificada: Lígia Regina Antunes
Martins na coordenação de Seguridade Social e Pedro Rosa Cabral na coordenação de Educação.

Resultado Final
Chapa 1 – É hora de ressignificar (CSD) – 124 votos - 3 diretores
Chapa 2 – Fasubra Unitária, Classista e de Luta (CTB) - 100 votos - 3 diretores
Chapa 3 - Oposição Unificada (Unidos pra Lutar, VAL, BASE e PS Livre) - 470 votos - 11 diretores
Chapa 4 - Não temos tempo a perder (Tribo) 349 votos - 8 diretores


Direção Nacional da FASUBRA

COORDENAÇÃO GERAL
Janine Vieira Teixeira

Paulo Henrique Rodrigues dos Santos
Gibran Ramos Jordão


COORDENAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS
Cristina Del Papa
Rolando Rubens Malvásio Júnior


COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO
Pedro Rosa Cabral
Rosangela Gomes Soares da Costa


COORDENAÇÃO DE APOSENTADOS
Darci Cardoso da Silva
Paulo César Vaz Santos


COORDENAÇÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS E GÊNERO
Diego Gonçalves Rodrigues
Rogério Fagundes Marzola


COORDENAÇÃO DE ORGANIZAÇÃO SINDICAL
Raimundo Nonato Uchôa Araújo
João Paulo Ribeiro


COORDENAÇÃO JURÍDICA E RELAÇÕES DE TRABALHO
Franscisco de Assis dos Santos
Vanda do Carmo Lucas dos Santos


COORDENAÇÃO DAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS
Neuza Santa Alves
Angela Maria Targino Silva


COORDENAÇÃO DA MULHER TRABALHADORA
Ivanilda de Oliveira Silva Reis
Maria Antonieta Cossio Xavier


COORDENAÇÃO DA RAÇA E ETNIA
Charles dos Santos Batista
Tânia Maria Flores


COORDENAÇÃO DA SEGURIDADE SOCIAL
Lígia Regina Antunes Martins
Luís Antônio de Araújo Silva

domingo, 15 de abril de 2012

Oposição se une e governistas se dividem na eleição da FASUBRA

As teses de oposição deram um importante passo para mudar os rumos da FASUBRA. As teses Unidos pra Lutar, Vamos à Luta, Base e PS Livre se uniram em uma grande chapa anti-governista, a chapa Oposição Unificada. Os grupos governistas se dividiram em três chapas, sendo uma da Tribo, uma da CSD e outra da CTB. O cenário mais provável é a chapa de oposição ser a mais votada neste domingo (15).

Refiliação é descartada e CUT sofre nova derrota na FASUBRA

Delegados do XXI CONFASUBRA votam contra a refiliação à CUT
A Plenária Final rejeitou à refiliação da FASUBRA à CUT, na noite de sábado (14), por 534 votos a 484. As teses Unidos pra Lutar, Vamos à Luta, Base, PS Livre e CTB defenderam contrariamente ao retorno da entidade à central governista. A Tribo e a CSD foram os grupos favoráveis à proposta.

sábado, 14 de abril de 2012

Oposição debate chapa unificada

"Oposição Unificada pra derrotar a pelegada"

Teses de oposição (Unidos pra Lutar, Base, PS Livre e Vamos à Luta) estão se reunindo desde a sexta-feira (13) para uma possível formação de chapa. A possibilidade da chapa unificada da oposição está amadurecendo após os chamados públicos feitos por Unidos pra Lutar, Base, SINTUFF e SINDITEST-PR.
Devido à pluralidade de forças políticas que terá a possível chapa, os setores ainda debatem a forma de auferir o peso de cada tese no interior da chapa e a incorporação dos independentes.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Protesto contra a homofobia agita o turbulento plenário do XXI CONFASUBRA

Wellington, ao megafone, discute com integrante da Tribo no palco do XXI CONFASUBRA
A mesa sobre Relações de Trabalho, Carreira e Terceirização foi interrompida pela coordenadora geral da FASUBRA Leia Souza. O motivo foi um intenso protesto anti-homofóbica contra o dirigente da FASUBRA Luizão, da Tribo/CUT. Os manifestantes ocuparam o plenário e o palco portando cartazes com frases de protesto e apitos. Wellington Pereira do SINTUFES afirma que foi atacado verbalmente por Luizão com xingamentos homofóbicos e ameaças de agressão. Wellington declarou que fez registro de ocorrência na delegacia, em Poços de Caldas, com duas testemunhas.
A direção da FASUBRA está reunida para resolver o embróglio e dar prosseguimento ao XXI CONFASUBRA.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

XXI CONFASUBRA está polarizado entre governistas e oposição


As falas dos convidados e intervenções dos oradores inscritos durante as mesas de Abertura, Educação e Seguridade Social já deram a cara do XXI CONFASUBRA. De um lado está a CUT (Tribo e CSD) e CTB, que dizem defender a unidade da FASUBRA, mas não tecem sequer uma crítica ao governo e suas políticas. Do outro, as teses de oposição (Unidos pra Lutar, Vamos à Luta, PS Livre e Base) denunciando o governismo dos setores majoritários da Federação e a necessidade de uma direção autônoma frente ao governo para defender os interesses da categoria.  
A Unidos pra Lutar, entre as teses de oposição, tem se destacado nos debates frente à Tribo. Com palavras-de-ordem e críticas contundentes denunciaram o governismo e a falta de iniciativas de luta da maioria da FASUBRA, que se restringem a apostar nas inúmeras mesas de negociação sem resultado com o governo.
Na Mesa de Abertura, Bernadete Menezes (Intersindical) e Rolando Rubens (PS Livre) criticaram a exclusão da Unidos pra Lutar das saudações ao Congresso. Na Mesa de Conjuntura, novamente a Unidos não foi relacionada na programação, compensando a ausência em diversas falas e palavras-de-ordem no Plenário.
Na Mesa de Educação e Seguridade Social, Babá representou a Unidos pra Lutar e polarizou o debate ao se contrapor à CUT, representada pela coordenadora geral da FASUBRA Leia de Souza.
O SINTUFF e a Unidos pra Lutar tem se empenhado ao longo do Congresso com o intuito de construir uma grande chapa de oposição. Tem ecoado no plenário os gritos de "Oposição Unificada pra derrotar a pelegada".

terça-feira, 10 de abril de 2012

XXI CONFASUBRA - 14/4 - Acompanhe a Plenária Final!

Watch live streaming video from sintuff at livestream.com

Começa o XXI CONFASUBRA



Começou o XXI Congresso da FASUBRA. A delegação do SINTUFF já está presente com 64 delegados. Pela manhã, a bancada do SINTUFF desceu animada em direção ao plenário do CONFASUBRA, com bandeiras e palavras de ordem contra a privatização e evocando a unidade da oposição. Logo depois dirigiram-se ao credenciamento para a retirada dos crachás.
Transmitiremos o XXI CONFASUBRA em tempo real através do blog, site, facebook, twitter e twitcam. As plenárias serão transmitidas em vídeo para você acompanhar ao vivo.

Acompanhe o XXI CONFASUBRA ao vivo pelo twitter: twitter.com/sintuff
PROGRAMAÇÃO DO XXI CONFASUBRA
Poços de Caldas/MG, 10 a 15/04/2012

10 de abril (terça-feira)
08h às 12h - Credenciamento
11h às 12h - Almoço
13h – Abertura
14h – Regimento do XXI CONFASUBRA e Aprovação do Estatuto da FASUBRA
15h - Apresentação das TESES
16h às 18h – Conjuntura Nacional e Internacional
19h às 20h - Jantar
20h30min – Seguridade Social: Previdência, Aposentados e Saúde do Trabalhador.

11 de abril (quarta-feira)
9h – Educação: Modelo de Universidade
12h às 13h - Almoço
14h às 17h– Organização e Estrutura Sindical
18h – Encerramento do Credenciamento
19h – Jantar
20h – Mesas de Interesse
 MULHER Trabalhadora
 LGBT
 RAÇA (Ações Afirmativas no Mundo do Trabalho)
 JUVENTUDE

12 de abril (quinta-feira)

Mesas de Interesse
9h -
 Meio Ambiente
 Comunicação
 Formação
 Cultura, Esporte e Lazer

12h às 13h - Almoço
13h30min às 17h30min – Trabalho de Grupos
19h00 às 20h – Jantar
20h30min – Relações de Trabalho: Carreira, Terceirização.

13 de abril (sexta-feira)

Mesas de Interesse

9h -
 EBSERH
 PNE
 Negociação Coletiva

12h às 13h – Almoço
13h30min – Tarde Livre
17h – Reunião dos Coletivos

14 de abril (sábado)
09h – Plenária Final e Plano de Lutas
12h às 13h – Almoço
13h30min às 17h– Continuidade da Plenária Final e Plano de Lutas
18h – Aprovação do Regimento Eleitoral
19h às 20h - Jantar
19h às 22h – Inscrição de Chapas
20h30min – Prestação Contas

15 de abril (domingo)
9h às 11h – Eleição da DN FASUBRA
12h– Apuração dos votos
15h - Posse nova Diretoria (Biênio 2012/2014)
16h – Confraternização / Churrasco

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Johnson & Johnson é obrigada a reintegrar dirigentes sindicais em São José dos Campos

A multinacional americana Johnson & Johnson tentou, mas não conseguiu impedir a reintegração dos dirigentes sindicais Lídia Lousada e Silvio Antonio Pereira. O recurso impetrado pela empresa na Vara do Trabalho, em Campinas, foi negado. Com isso, na manhã de hoje, 4 de abril, os trabalhadores foram reconduzidos aos seus postos de trabalho. Os Sindicalistas foram demitidos arbitrariamente no dia 27 de fevereiro junto com mais três diretores do Sindicato, incluindo Wellington Luiz Cabral, diretor reintegrado pela demissão arbitrária em 2008, e novamente demitido em 2012.
Esta é uma vitória de todo o movimento Sindical Brasileiro, já que não há registro de uma ação anti-sindical dessa magnitude contra um Sindicato no país. Desde 2008, a Johnson demitiu 7 diretores do Sindicato. Este ano, foram cinco demissões de uma só vez. A Johnson e os sindicatos patronais (SIMPROQUIM, SINDPLAST e SIPATESP) questionam o direito de estabilidade dos membros do Sindicato dos Químicos de São José dos Campos e Região/SP.
O Sindicato dos Químicos e a Associação Sindical UNIDOS pra Lutar agradecem a todo o movimento sindical brasileiro e internacional que participaram da campanha pelo direito à livre-organização sindical, que garantiu esta vitória para os trabalhadores químicos e o seu Sindicato.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Rodoviários encerram greve heroica que parou Niterói

A greve dos rodoviários, iniciada na quinta-feira (29/3), terminou na noite de segunda-feira (2), após assembleia da categoria. Os trabalhadores enfrentaram além dos patrões, a direção do sindicato que operou todo tempo para desmontar a greve e fazer prevalecer a proposta dos patrões. Os rodoviários reivindicavam 16% de reajuste salarial e que o valor da cesta básica passasse de R$ 80,00 para R$ 160,00. Prevaleceu a proposta patronal que oferece 10% de reajuste e o valor da cesta básica fixada em R$ 100,00. Se o sindicato estivesse ao lado da categoria as chances dos trabalhadores derrotarem a proposta patronal cresceriam significativamente.
Rodoviários da Oposição Unidos pra Lutar tiveram papel de destaque na greve mobilizando a categoria e colocando a direção pelega do sindicato contra a parede.
Uma enquete do site R7 até a noite de segunda-feira apontava que 85% dos visitantes responderam Sim à pergunta “Você acha que a greve dos ônibus é a solução para o aumento salarial?”. Esse resultado demonstra o apoio da população aos trabalhadores em greve.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Errata Jornal SINTUFF 436

Na página 2 onde se lê "A maior Assembleia do país..." Leia-se "A maior delegação do país"